Gigante italiana

Fotografia: Divulgação
Shirley Legnani

Shirley Legnani

Com novo diretor geral no Brasil, Campari Group aposta no crescimento da companhia no país e em ações que impulsionam a retomada de um dos setores mais impactados pela pandemia: o trade.

 

Presente em mais de 190 países e líder de posição na Europa e nas Américas, Campari Group nasceu em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas. Marcas como Aperol, Campari, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey compõem o portfólio da empresa que tem sede em Sesto San Giovanni, na Itália.

 

Conversamos com o mais novo Diretor Geral do Campari Group Brasil, Gustavo Rela Bruno.

 

Gula: Quais as expectativas da marca (Campari) para 2022? Algumas ações e novos hábitos de consumo adquiridos no período da pandemia da Covid 19, permanecerão?

 

Gustavo Rela Bruno: Podemos dizer que 2021 vem sendo um ano de retomada do crescimento para Campari com números bastante positivos. Já podemos observar a retomada do movimento no on trade – bares e restaurantes- assim como o aquecimento nas vendas do off trade – supermercados e Cash Carry, neste caso, graças a consolidação de um novo comportamento de consumo de bebidas e drinques em casa. O delivery também deixou de ser um canal exclusivo para alimentos, e tem tido uma demanda cada vez maior de consumidores em busca de experiências do bar em casa. Durante a Negroni Week, onde oferecemos Kits especiais de Negroni, pudemos comprovar o potencial das vendas online e remotas. A pandemia de certa forma acelerou o que já víamos como uma tendência. Hoje, a questão do omnichannel é realidade e entendo que a indústria deve se adaptar e pensar em estratégias de vendas, abastecimento e comunicação, que permeiem todos os touch points com o consumidor. Temos que pensar em campanhas 360º que entreguem um mix entre conveniência, acessibilidade e custo-benefício. Para 2022 a expectativa é crescer ainda mais.

 

 

Gula: Por se tratar de uma marca mais que centenária, no seu ponto de vista, qual o segredo dessa bebida que agrada consumidores dos 20 aos 80 anos?

 

GRB: Campari é um clássico atemporal. É uma marca construída em bases sólidas, que vem sendo trabalhada de forma consistente ao longo de todos esses anos. Investimos constantemente em campanhas e ativações globais, consideradas inovadoras e avant-garde. Desta forma, conseguimos desenvolver um senso de pertencimento e uma conexão genuína com nosso consumidor, sempre em territórios como da arte e da coquetelaria. Entendo que esses fatores, aliados à grande qualidade do produto, construíram uma imagem solida e contemporânea para a marca.

Falar de Campari é falar de desafiar o obvio e ir além, criando infinitas possibilidades e resultados extraordinários em todos os aspectos. Somado a isso, possuímos um trabalho global focado na disseminação e profissionalização da coquetelaria através da plataforma de Campari Academy, um canal do Campari Group dedicado à formação, engajamento e criação de conteúdos educacionais voltado principalmente aos bartenders, mas também aos amantes da mixologia em geral. No site campariacademy.com.br os interessados têm acesso a uma extensa programação de conteúdo que inclui vídeos, textos, infográficos, animações, que ficam divididos por módulos, categorias e níveis. Em resumo, Campari possui foco em formar, informar e inspirar bartenders. Nosso objetivo vai além da venda de bebidas, queremos ser uma marca parceira do nosso stakholder.

 

Gula: E quais os seus planos para a gestão da marca no Brasil?

 

GRB: A Campari é referência em mixologia no mundo. Na minha gestão, quero ajudar a desenvolver e consolidar de forma definitiva a mixologia no Brasil. O brasileiro adora drinques e está cada vez mais aberto a novas descobertas e sabores. Já se foi o tempo em que só conheciam ou apreciavam a nossa “Caipirinha”. A gente só precisa ensinar e dar as ferramentas certas para que ele se encante pela arte da coquetelaria. Porque é isso que é uma verdadeira arte! Comercialmente falando, tenho como foco fazer Campari ser percebido como um grupo parceiro do bar, com produtos que entregam excelente rentabilidade, ampliando assim ainda mais nossa penetração no mercado nacional. A Campari Brasil tem um dos portfólios mais inclusivos do país e isso nos enche de orgulho. Sem falar que o segundo drinque mais consumido no mundo, o Negroni, não existe sem Campari, e que o aperitivo mais clássico do verão, o Aperol Spritz, só a Campari tem. E deixo um spoiler: Preparem-se para a onda laranja que está por vir.