Onde cerveja e vinho se encontram

Cervejaria Dádiva apresenta dois rótulos que levam lotes diferentes de vinho clarete em sua composição

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

No aspecto visual, ele apresenta uma escala cromática entre o rosé e um tinto de pouca extração. Ao longo da história, tem seu termo associado aos antigos vinhos de Bordeaux – séculos XIII, XIV, por aí –, que eram bem mais claros que os tintos produzidos hoje naquela região, devido ao pouco tempo de fermentação (48 horas, no máximo), que por sua vez podia ser feita com uvas tintas e brancas ao mesmo tempo. Estou falando do “vinho clarete”, termo que também recebe outros significados no mundo da enologia. Com base nesse conhecimento, a Cervejaria Dádiva, localizada em Várzea Paulista (SP), lançou recentemente dois rótulos muito interessantes, que mesclam cerveja do tipo Wild Strong Golden Ale envelhecida por oito meses em barricas de carvalho americano usadas para a produção da Dádiva VI, lançada em 2020, e diferentes lotes de vinho clarete. No caso, a Dádiva usou clarete de Cabernet Sauvignon, a casta de uva tinta mais difundida na produção de vinhos, porque se adapta mais facilmente a diferentes condições climáticas. E o resultado, acredite, vai agradar a quem gosta tanto de cerveja como de vinho, dada a complexidade de aromas, a acidez e a intensidade de sabor das duas amostras.

Dádiva Sept Wine Beer Hybrid 20%
De cor alaranjada escura e aspecto turvo, essa cerveja recebeu a adição de 20% de vinho clarete Cabernet Sauvignon. Nos aromas, percebem-se notas de frutas como pêssego, nectarina e um leve toque tostado. Ao paladar, é muito fresca, complexa, azedinha com toques tostados e boa persistência. Bela opção para acompanhar um frango assado na brasa.

Teor alcoólico: 10,9% vol.

R$ 40, em média (375 mililitros)

www.cervejariadadiva.com.br

Dádiva Sept Wine Beer Hybrid 40%
Nesta versão, a cerveja passou pelo processo de produção semelhante à anterior mas recebeu o dobro do volume de vinho clarete: 40%. Com isso, a cerveja ganhou aromas de frutas vermelhas, como groselha, além de baunilha (graças ao envelhecimento em barrica de carvalho) e um toque abiscoitado. No paladar, destaque para a boa acidez, o frescor e a leve doçura. Vai bem com uma fraldinha e um bife ancho mal-passados.

Teor alcoólico: 11,2% vol.

R$ 40, em média (375 mililitros)

www.cervejariadadiva.com.br