Parabéns para ela

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Em 17 de abril o mundo celebra o Malbec World Day. A uva mais argentina de todas as uvas francesas arrebanha fãs nos quatro cantos do planeta. Para celebrar a data, listamos 10 curiosidades a respeito desta uva, tão popular entre os Gulosos amantes do vinho.

 

 

  1. Região quente localizada no sudoeste da França, ao sul de Bordeaux, Cahors é o berço da Malbec. Por lá, a casta é conhecida também como Auxerrois ou Côt Noir.

 

  1. Em sua terra natal, a Malbec dá origem a vinhos escuros, austeros e, em geral, produzidos em cortes que levam também a Tannat e a Merlot.

 

  1. Os vinhedos do sudoeste francês espalham-se por áreas próximas a rios e, na zona de Cahors, os mais admirados, que dão vinhos mais estruturados, estão plantados a 200 metros de altitude.

 

  1. Hoje os vinhedos de Malbec dominam a paisagem de Mendoza, ao pé da Cordilheira dos Andes, e são cultivados a altitudes superiores a 3.000 metros – o mais alto está a 3.329 metros.

 

  1. O Malbec World Day foi comemorado pela primeira vez em 2011, por iniciativa da Wines of Argentina. A data de 17 de abril foi a escolhida porque marca a fundação da primeira Quinta Agronômica da Argentina, em 1853, quando o engenheiro agrônomo francês Michel A. Pouget trouxe as primeiras mudas para a América do Sul.

 

  1. Só na Argentina são 45.657 hectares de vinhedos de Malbec, cujos vinhos caracterizam-se pelos aromas e paladar frutados, pela concentração e complexidade. Três de cada quatro Malbecs produzidos no mundo são argentinos.

 

  1. Além de França e Argentina, a Malbec também é cultivada na Itália, na Austrália, no Chile, no Brasil, no Uruguai e em outros países do Novo e do Velho Mundo.

 

  1. Foi graças a um estudo realizado com Malbec e publicado em fevereiro de 2021 na revista Scientific Reports, do grupo Nature Research, que o Catena Institute of Wine comprovou a existência do terroir. O estudo científico pode ser lido neste link: https://www.nature.com/articles/s41598-021-82306-0

 

  1. Os cachos de Malbec têm tamanho médio, com bagos em formato de esfera, cor preto-azulada e polpa macia.

 

  1. Os vinhos argentinos feitos com a Malbec harmonizam com cortes da tradicional parrilla local, com cordeiro assado e confit de fato. Já os franceses acompanham bem o cassoulet.