Um segredo bem guardado

Marcel Miwa

Marcel Miwa

Secreto, o segredo bem guardado da vinícola Guaspari

 

A vinícola paulista encravada na Serra da Mantiqueira aproveitou a visita do enólogo Gustavo Gonzalez para apresentar seu novo e limitado rótulo, o Secreto 2017. 

A linha de vinhos da Guaspari, até então muito bem definida entre  “Vale”, “Vista” e “Terroir”, rompe com estas três categorias e o Secreto 2017, será um rótulo único e que faz referência à mescla secreta de variedades tintas. 

 

O assemblage inédito e segundo o enólogo Gustavo Gonzalez, irrepetível, terá também uma personalidade distinta dos outros rótulos. Isto é resultado não apenas da mescla das uvas, mas também pela passagem por barricas francesas por 29 meses, seguida de estágio de mais 25 meses na garrafa. “Foram produzidas apenas cinco barricas deste vinho, o que resulta em cerca de 1.100 garrafas que devem chegar ao mercado peto dos R$ 478” cada”, comentou Luíza Andreoli, gerente de marketing da vinícola.

Mais fácil a compreensão deste “segredo” na taça: nariz repleto de frutas negras maduras (amora, cereja e ameixa), páprica, menta, baunilha, cravo e cacau. As especiarias são resultado do estágio nas barricas de carvalho, que não ofuscam a fruta e o tempo em madeira ajudou a integrar os 15% de álcool. Os taninos reforçam o estilo potente e estão presentes em grande quantidade, muito finos e nada agressivos. A acidez é suficiente para equiloibrar tanta potência e ainda projetar muitos anos de evolução pela frente. Para os que topam um desafio, aqui a lista das principais castas tintas cultivadas na Guaspari e que podem integrar a mescla do Secreto: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Petit Verdot e Pinot Noir.