40 anos do Ritz: um clássico de São Paulo

Para celebrar a data, aprenda a fazer uma das receitas que simbolizam a casa

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Pioneiro no serviço de vinhos em taça na cidade, locação de filme – assista Onda Nova, curiosa película dos anos 1980 que mostra alguns recortes interessantes de São Paulo, e que tem no elenco Caetano Veloso, Vera Zimmermann, Patricio Bisso, Casagrande, entre outros nomes –, ponto de encontro de jornalistas, profissionais da moda e da cultura, importante marco da tolerância e da cultura gay e, claro, uma gastronomia descomplicada, que preza pela regularidade e qualidade dos pratos servidos. Resumir 40 anos de atividade do restaurante Ritz nestas linhas é tarefa inútil, mas fica aqui esse, digamos, começo de conversa.

Inaugurado no dia 17 de novembro de 1981 na Alameda Franca, nos bairro dos Jardins, em São Paulo, o Ritz foi aberto pelo casal Arthur e Maria Helena Guimarães, que haviam chegado de uma temporada de sete anos em Londres – onde eram anfitriões de brasileiros como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além da boa cozinha, o casal apostou num serviço despojado, sempre com um time de jovens garçonetes e garçons.

Em quatro décadas de operação, as histórias, por certo, não faltam – foi ali que a filha mais velha deste repórter fez a última refeição ainda dentro da barriga da mãe, em maio de 2012 –, bem como movimentos na área dos negócios. Em 2011 foi aberta uma unidade no Shopping Iguatemi e no ano passado, chegou ao Shopping Market Place. De 2011 a 2020 o Ritz manteve ainda uma filial no bairro do Itaim Bibi.

E há também muitas receitas que se tornaram clássicos paulistanos: entre elas o hambúrguer do Ritz (sempre ao ponto do freguês), o peru com chutney de cranberry e farofa de castanha portuguesa do almoço antecipado de Natal, o bolinho de arroz, a torta de frango com fresh salad e o penne mediterrâneo. Aos 40 anos, o jovem de meia-idade lança novidades como o Ritz Cocktail (R$ 36,00, preparado com brandy de jerez, licor de laranja, licor de marrasquino, suco limão siciliano e espumante) e o sanduíche de faláfel (R$ 48,00).

Para celebrar a data, o Ritz compartilha com GULA a receita do linguine com camarão e abobrinha, outro clássico. Confira:

Linguine com camarão e abobrinha do Ritz

(2 pessoas )
 

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de cebola em julienne
1/2 xícara de cenoura em julienne
1/2 xícara de abobrinha em julienne ( só a parte verde )
300 gramas de camarões médios sem casca
2 colheres (chá) de suco de limão
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta caiena em pó
1 xícara de creme de leite fresco
1/4 de xícara de parmesão ralado
200 gramas de linguine

Modo de preparo:
Enquanto a massa cozinha em água fervente com sal, derreta numa frigideira a manteiga, junte a cebola e a cenoura e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 2 minutos.

Ponha a abobrinha e continue cozinhando por mais 2 minutos.

Aumente o fogo para médio e junte os camarões, o suco de limão, o sal e a pimenta, mexa e quando o camarão mudar de cor ponha o creme de leite e o parmesão.

Mexa e deixe reduzir um pouco, junte a massa já cozida, misture bem, ponha no prato e salpique com salsinha picada.

Sirva com parmesão.