Frita, grelhada, cozida....

Fotografia: Michel Teo Sin/divulgação
Heiko Grabolle

Heiko Grabolle

A batata pode ser cozida, frita, refogada, gratinada, recheada, grelhada, assada, é o acompanhamento perfeito para diversos pratos principais!

 

A batata tem uma influência muito grande, é muito saborosa, rica em vitaminas e bem leve na degustação. Analisando o seu uso em diversos países, vejo que a batata ocupa ainda pouco espaço no Brasil, oferecendo um ótimo potencial para descobrir novas receitas.

 

No mundo há mais de 4.000 tipos de batata, 250 tipos são usados diretamente para o consumo. No Brasil a batata mais vendida é a Inglesa, chamada assim porque foram eles que as trouxeram para o Brasil. A batata Inglesa é um tipo mais aguada, com cor pálida e com sabor mais fraco. Mas isto é normal devido ao clima.

 

Outros tipos vendidos no Brasil com menor oferta sem tirar sua riqueza são: Asterix, Bartina, Bintje, Désirée, Kondor, entre outras que fazem uma boa diferença na cozinha para quem sabe usá-las.

 

A batata rosa (também chamada Asterix) é o tipo que eu mais gosto de usar. Ela tem um corpo mais amarelado e consistente. Após o cozimento apresenta ainda um aroma de batata, é mais cremosa e é ótima para nhoques, por exemplo.

 

A batata salsa, também chamada de mandioquinha e a batata-doce, que contém grandes quantidades de amido, com sabor marcante são excelentes para fazer chips e/ou preparar um purê de servir com peixes.

 

Acredito que com as novas técnicas e tendências os tipos de batatas ainda vão ganhar seu espaço na culinária brasileira.

 

Porque nada melhor do que batata, batata, batata!!!

 

Seis receitas do chef Heiko Grabolle que têm a batata como protagonista:


Croquete de Batata 

Ensopado de batata, repolho e linguiça

Batatas com bacon e alho poró

Salada de peixe à moda alemã com batata sauté

Panqueca de batatas

Salada de batata com maionese caseira