O doce abençoado

Aprenda a fazer a receita do Pudim Abade de Priscos

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Açúcar, gema de ovo e leite são os ingredientes usuais da quase totalidade das receitas de pudim. Mas há um item incomum que torna célebre um dos símbolos da doçaria da região do Minho, no norte de Portugal: trata-se do toucinho, ingrediente fundamental da receita do Pudim do Abade de Priscos.

A origem desse doce remonta ao século. XIX, graças a um certo Manuel Joaquim Rebelo, que foi pároco da freguesia de Priscos, na cidade minhota de Braga. Se durante quase meio século de serviços prestados à Igreja coube a ele a missão de se compadecer de almas descaminhadas, por outro, o abade contribuiu para que se praticasse entre os fieis o pecado da gula. Sabe-se que o pároco, conhecido como Abade de Priscos, era hábil cozinheiro e foi criador do inusitado pudim feito com toucinho – em 2016, foi publicado em Portugal o livro “A vida e as receitas inéditas do Abade de Priscos” (de Fortunato da Câmara e Mário Vilhena da Cunha; coleção Temas e Debates / Círculo Leitores, 22,20 euros na livraria Bertrand, em Lisboa).

Confira a versão do restaurante paulistano Rancho Português para o Pudim Abade de Priscos, rebatizada de “pudim do abade”:

Pudim do Abade

Ingredientes:

2,4 quilos de açúcar
3 litros de água
240 gramas de toucinho (bacon)
60 gramas de canela em pau
3 pedaços de casca de limão
1 litro de gema de ovo
250 mililitros  de clara de ovo
250 mililitros de vinho do Porto branco

Preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar, a água, o bacon, a canela e as cascas de limão. Leve ao fogo até levantar fervura.

Em um recipiente, coloque a gema, a clara e o vinho do Porto branco. Misture.

Após a calda levantar fervura, coe, leve o líquido a outro recipiente e acrescente a mistura da gema, da clara e do vinho do Porto.

Mexa todos os ingredientes até chegar a uma mistura homogênea.

Coloque em uma forma e leve ao banho-maria em forno, à temperatura de 110 graus, por 45 minutos.

Leve para a geladeira. Sirva frio.