Taioba e o sertão caiçara

 
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

No rasgo que a rodovia Rio-Santos faz ao longo do trecho entre Bertioga e São Sebastião, no começo do litoral norte de São Paulo, a área que fica à esquerda do asfalto é chamada, popularmente, de Sertão. Embora a paisagem contemple um verde exuberante desde o pé da Serra do Mar, com algumas cachoeiras e rios, deparamo-nos com o Sertão do Una, o Sertão de Juqueí e o Sertão de Camburi.

 

É nesse último que está localizada uma das cozinhas mais brilhantes de nosso litoral, comandada por um chef que faz um trabalho muito sério. Refiro-me ao chef Eudes Assis e de seu restaurante Taioba Gastronomia, que está localizado, justamente, na estradinha que dá acesso ao Sertão de Camburi.

O caiçara Eudes Assis é natural de Camburi, de uma família de catorze irmãos. Nesse improvável pólo de boa gastronomia na costa paulista, estagiou no veterano Manacá, do chef Edinho Engel. Duas praias ao norte, em Maresias, comandou o refinado Seu Sebastião. Estudou na Le Cordon Bleu de Paris e estagiou com o chef Luciano Boseggia, quando este era o titular do Fasano, em São Paulo.

 

Meia década atrás, atracou seu barquinho em sua Camburi natal e abriu seu próprio e bem-sucedido restaurante, no qual aposta numa cozinha caiçara que mescla história e produto de origem, autenticidade e técnica.

 

Os peixes e frutos do mar são selecionados diretamente do barco dos pescadores que chegam no pequeno cais de Boiçucanga – nada como ser um local... Mariscos, polvo, sororoca, toda sorte de pescados são fresquíssimos, invariavelmente pescados no dia em que são servidos ao cliente. Também os vegetais, entre eles a taioba, que dá nome ao local, vêm do imenso quintal que é aquele trecho litorâneo de Mata Atlântica.

A taioba, aliás, é uma folha levemente amarga, abundante nessa região da Serra do Mar, e no Vale do Paraíba. Eudes faz um bolinho de taioba, indispensável aperitivo, assim como o de mandioca com camarão e também o bolinho de peixe seco.

 

Para o curso principal, o cardápio traz, por exemplo, o simples e muito saboroso PF Caiçara, com pescado empanado e frito, arroz de taioba, pirão e banana-da-terra, e o caudaloso arroz de mariscos lambe-lambe, uma espécie de DNA da casa. Há também as sugestões do dia. Já tive a oportunidade de provar uma levíssima moqueca de camarão com palmito pupunha, arroz de coco e pirão de siri; os camarões na mini-moranga com arroz de coco e farofa de castanha-do-pará; e a posta de cavala grelhada com provençal de lulas, pupunha grelhada e arroz negro.

Para beber, pode-se optar por um rótulo da curta mas certeira seleção de vinhos, com destaque para os da vinícola Pizzato, sem esquecer das abundantes caipirinhas feitas com frutas da época. Eudes Assis é também um dos responsáveis pelo Projeto Buscapé, uma iniciativa social que vale conhecer e colaborar: atende 120 crianças carentes da região. É um chef de talento e enorme coração.

Taioba Gastronomia:

 Rua Tijucas, 55 (a Estrada do Sertão de Camburi), Camburi, São Sebastião (SP)

Telefone: (12) 3865-2846

 

- O restaurante está temporariamente fechado por conta da pandemia de COVID-19