148 anos de imigração italiana: 8 locais para celebrar

A chegada do navio La Sofia chegou ao Brasil em 21 de fevereiro de 1874 marcou o início da imigração italiana por aqui. Que tal celebrar a data à mesa?

Redação

Redação

Você consegue imaginar um país sem polenta, massa, pizza ou risoto? Pior ainda: sem cannoli?! A vinda dos imigrantes italianos teve grande importância para a construção do povo brasileiro, sobretudo no que diz respeito à gastronomia. E tudo começou em 21 de fevereiro de 1874, com a chegada do navio La Sofia.

Apesar de já haver alguns imigrantes italianos por aqui, foi naquele ano que os nascidos no “país da Bota” intensificaram a viagem rumo a uma nova vida, desta vez, do lado de cá do Atlântico. Deixaram para trás a família e trouxeram consigo muita força de trabalho para desbravar as oportunidades de uma nova terra, boa vontade, além de receitas deliciosas e reconfortantes. Graças a essa história, em 2008 foi criado o Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro.

Belo pretexto para comemorar. Confira abaixo uma seleção de restaurantes que produzem receitas sob influência da culinária da Itália:

Des Cucina
O cardápio é um prato cheio para quem deseja experimentar receitas da culinária italiana contemporânea. O chef Sergio França – que está no restaurante desde a sua inauguração, há quatro anos – renova o cardápio a cada estação, com massas artesanais leves que são preparadas diariamente, risotos, frutos do mar, peixes, aves e assados que recebem diferenciados temperos feitos com maestria.
@descucina
Rua Desembargador do Vale, 233, Perdizes
WhatsApp: (11) 98999-9490
 

La Braciera Pizzaria
Com a proposta de servir a autêntica pizza napolitana em São Paulo, a casa usa apenas ingredientes originais da Itália. As massas são compostas por farinha italiana, fermento natural, água e sal, que vão ao forno depois de fermentar por 72 horas. Outros sabores também conquistam os clientes, como a burrata ao pesto de tomate seco com trufas negras.
@labracierapizza
Rua Conselheiro Saraiva, 664, Santana
Rua Conselheiro Brotero, 1120, Santa Cecília
Rua Pretória, 212, Tatuapé
Tel. (11) 94114-1120
 

Osteria del Rosso
A casa comandada pelo chef Mario Rosso faz sucesso na região do Tatuapé, em São Paulo, por conta do cardápio variado, onde o acento italiano é quem dá o tom aos saborosos preparos. Num ambiente rústico que lembra um velho celeiro, com inesperado rock na caixa, reina um lindo forno elétrico napolitano com pedra refratária que não exala o aroma da lenha que arde, mas ataca com altas temperaturas as pizzas de farinha italiana e lenta fermentação.
@osteriadelrosso
Rua Itapura, 1128, Tatuapé
 

Padaria Carillo
No ano em que completa 110 anos de vida, esta tradicional padaria que mantém vivas as tradições da culinária italiana no bairro da Mooca, em São Paulo, acaba de abrir o salão num espaço anexo. Sob o comando dos irmãos Gabriel e Guilherme Carillo, que já estão na quarta geração da família, o estabelecimento é referência na produção do tradicional pão italiano, também conhecido por “pães dos Carillo”, que segue à risca a receita original.
@padariacarillo
Av. Álvaro Ramos, 2129, Mooca
Tel. (11) 2605-4045
 

Papagallo Cucina
Comandado pelo chef Pedro Mattos, o restaurante está instalado em uma charmosa casa de dois andares – datada de 1940 –, que remete a uma autêntica vila mediterrânea com seus tijolinhos aparentes. No cardápio, a lasanha pappagallo é responsável por cerca de 70% dos pedidos na casa.
@pappagallo.cucina
Al. Jaú, 1372, Jardins
Tel. (11) 99452-9960
 

Pippo
Para inaugurar o restaurante no bairro do Itaim Bibi, no ponto do antigo Tessen, o chef Pippo Limone plantou um jardim decorado com limões sicilianos por toda parte. A casa conta com um cardápio inspirado na região de Capri, na linda Costa Amalfitana, com receitas clássicas e inusitadas, feitas a partir de ingredientes exclusivos importados dos produtores na Itália e retirados da horta orgânica do restaurante.
@pippolimone
Rua Joaquim Floriano, 295, Itaim Bibi
WhatsApp: (11) 99974-7443
 

Quadrado Restaurante
No cardápio, pratos de uma gastronomia mediterranea onde um dos destaques fica por conta de uma massa vermelha. Com a assinatura do chef Lucas Caruezo, a massa é cozida em um caldo (scoglio) que leva cascas de camarão, cebola roxa, cenoura, salsinha, vinho branco e gelo.
@quadradorestaurante
Rua Coropé, 57, Pinheiros
WhatsApp: 11 94007-4756
 

Seo Basilico
Também localizada no típico bairro paulistano da Mooca, a pizzaria prepara pizzas artesanais, cuja base de produção leva apenas ingredientes naturais. Uma das boas pedidas é a prosciuto, que leva molho de tomate San Marzano, presunto cru, parmesão, rúcula selvagem e a mussarela artesanal da casa.
@seobasilico
Rua Madre de Deus, 379, Mooca
Tel. (11) 2606-6247