32 doces razões para celebrar o Dia da Sobremesa

Confira nossa seleção de restaurantes, bares e docerias no Rio e em São Paulo para não dispensar a melhor etapa da refeição no dia 9 de outubro

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Do mel ao açúcar de cana e, posteriormente, de beterraba. Do açúcar como ingrediente de pastilhas vendidas em farmácia para curar os enfermos à especiaria digna da nobreza. O sabor doce sempre teve um lugar especial na vida das pessoas, mas foi apenas no reinado de Luís XIV, na França, que os pratos salgados e açucarados foram separados e as sobremesas, enfim, puderam brilhar como grandes estrelas ao final da refeição (ou, no caso da corte de Luis XIV, dos banquetes).

No Brasil, as receitas açucaradas vieram com a corte portuguesa e foram adaptadas aos ingredientes e às frutas locais. E é também aqui que as sobremesas ganham um dia só para elas: 9 de outubro.

Por isso, nada mais justo do que aproveitar a data para homenagear essa história e saborear deliciosas receitas. A seguir, confira um roteiro, que vai de São Paulo ao Rio de Janeiro e conta com 32 opções para adoçar o Dia da Sobremesa.

SÃO PAULO


Al Mare Ristorante
É comandado pelo chef Allan Vila Espejo, que além de criar pratos de frutos do mar, também oferece em seu cardápio deliciosas sobremesas para completar a refeição. Entre as opções, vale experimentar as peras ao vinho branco, laranja e especiarias, servidas com sorvete de creme e tortino di Nutella, com massa muito delicada e saborosa, recheada de creme de nutella e avelãs inteiras. Vem acompanhada de sorvete de vanilla.

@almaremoema
Tel. 11 5041-7179
Av. Pavão, 109, Moema

Bar Brahma
Localizado na esquina cantada por Caetano Veloso em Sampa, o Bar Brahma mantém a sua tradição como palco da cultura e se compromete com o espírito boêmio e festivo de sempre, exaltando músicos da cena brasileira, além de quitutes caprichados para quem quer comemorar a data em grande estilo. Entre as opções, o bolo mousse de chocolate sem glúten. A sobremesa é feita com mousse de chocolate belga e calda de chocolate.
@barbrahma
WhatsApp: 11 94746-1951
Av São João, 677, Centro

Bar Léo
São Paulo tem muitas esquinas históricas, principalmente em sua região central. Uma delas recebe como sede, há mais de 80 anos, o Bar Léo, um dos mais antigos botecos da cidade. Localizado na Rua Aurora, o bar foi inaugurado em 1940 e mantém até hoje sabores e elementos da cultura da região da Baviera como o Strüdel de maça que vem acompanhado de uma bola de sorvete.

@barleooficial
WhatsApp: 11 98661-6416
Rua Aurora, 100, Santa Ifigênia


Biscottini & Co
Todas as opções do cardápio são sem glúten, feitas a partir de um mix desenvolvido por Andrea Di Cunto, a chef e proprietária da casa recém-aberta na Zona Leste da cidade. O carro-chefe por lá, como é de se esperar, são os biscoitos sem glúten e que podem ser personalizados.
@biscottini.co
WhatsApp: 11 93920-7272
Rua Jaibarás, 66, Mooca

Bistrô Nonna Lilla
Um clássico que ganhou nova versão, o pudim de laranja está entre as opções caprichadas de sobremesas do menu da casa, que faz sucesso pela variedade de pratos oferecidos, como menu executivo, os clássicos, risotos, massas, opções vegetarianas. Além deles, o bistrô ainda possui diversos itens de padaria e confeitaria na petit boulangerie disponíveis de forma avulsa ou nas caprichadas caixas decoradas.
@bistrononnalilla
WhatsApp: 11 99493-5105
Rua Evangelina, 864, Vila Carrão

Bistrot Venuto
Inaugurada há dois anos, a casa tem seu cardápio renovado com a chegada do premiado chef Stefano Bignotti, que desenvolve uma cozinha natural contemporânea, com influência das culinárias francesa e italiana em suas criações. As sobremesas são surpreendentes, caso do pain perdu chaud, da rabanada, creme inglês, frutas vermelhas, dos profiteroles au chocolate, e claro, o mille feuille a la vanille.
@bistrotvenuto
WhatsApp: 11 97337-2025
Rua Peixoto Gomide, 1658, Jardins

Brodo Ristoranti
Comandada pelo chef Marcelo Vaz, esta casa italiana no bairro do Itaim Bibi tem como chamariz as massas frescas - feitas a mão, diariamente. Também coroam com maestria toda e qualquer refeição com o bolo naked com direito a muito chocolate, além de recheio de brigadeiro branco.
@brodo_saopaulo
WhatsApp: 11 2892-2002
Rua Comendador Miguel Calfat, 295, Itaim Bibi

Burger da Rua
Hamburgueria low cost localizada em Moema, sugere para a data o cookie de chocolate. A casa aposta em uma proposta social em que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso porque a cada dez burgers vendidos, um é doado.
@burgerdarua
WhatsApp: 11 93200-2900
Rua Cadineus, 19, Indianópolis

Cantagalo Burger
Na tradicional hamburgueria localizada no Tatuapé, um dos doces mais pedidos pelos clientes é o clássico petit gateau de chocolate, servido com sorvete de creme.

@cantagaloburger
Tel. 11 2087-2830
Rua Cantagalo, 383, Tatuapé

Cozinha de Afeto
Difícil é não voltar para comer mais uma fatia do bolo de cenoura americano que o chef Mario Galluzzi prepara com farinha de trigo integral, pistache, nozes e cobertura de cream cheese, a mesma utilizada no red velvet. É vendido em fatias, mas o chef também aceita encomendas do bolo inteiro. Verdadeiramente saboroso, um capricho só.

@mariogalluzzi
WhatsApp: 11 93719-7444
Rua Cristiano Viana, 480, Pinheiros

Des Cucina
Pratos da culinária italiana contemporânea são criados pelo chef Sergio França para o cardápio da casa, que reúne massas artesanais preparadas diariamente, risotos, peixes, aves e assados que recebem diferenciados temperos feitos por ele com maestria. Para a data, o chef sugere sobremesas deliciosas que também são sua especialidade. A exemplo a torta de pistache e o zucotto de Laranja.

@descucina
WhatsApp: 11 98999-9490
Rua Desembargador do Vale, 233, Perdizes

Eniwine
Para acompanhar uma sobremesa especial, nada melhor que um vinho fortificado, ou mesmo, um espumante. Na plataforma, além dos cerca de 3.000 rótulos, o destaque fica por conta do Digital Sommelier. Uma ferramenta de inteligência artificial que, com base em avaliações de seus clientes, indica vinhos que certamente não irão desapontar cada um deles. Esse é o primeiro clube de vinho que envia garrafas de vinho conforme o perfil de gosto para vinho de cada usuário.
@eniwine
WhatsApp: 11 97703-3000
Rua Américo Brasiliense, 1501, Chácara Santo Antônio

 

Let’s Poke
Para comemorar a data com uma sobremesa fresca, a rede de culinária havaiana oferece sabores inusitados de sorvetes. Destaque para o de cheesecake com calda de maracujá e pedaços de castanha de caju caramelizada. Os sorvetes estão disponíveis no delivery e nas cinco unidades da rede em São Paulo, nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Consolação, Tatuapé e Santana, essa última inaugurada neste ano com uma nova proposta, chamada de Let’s Poke Praia Bar, que traz itens exclusivos no cardápio.
@let’s_poke
Santana (2389-5754)
Itaim Bibi (2776-9629)
Vila Olímpia (2768-7675)
Consolação (3287-1529)
Tatuapé (2096-8391)

Kiichi
O chef Brito criou para a data a sopa exótica que leva uma quantidade generosa de calda de frutas vermelhas frescas (amora, morango e framboesa) que é servida como cobertura de uma salada de frutas feita com abacaxi, manga, morango, banana e sorvete de creme. Disponível apenas presencialmente na unidade Lorena, no Jardins.
@kiichirestaurante
WhatsApp: 11 3051-3330
Alameda Lorena, 138, Jardins

Micheluccio Pizza Artezanalle
Comandada por Mick Paschoal, CPO (chef pizza officer), a casa oferece diversas opções de entradas, pizzas salgadas, doces e também na versão vegana com produtos inteiramente naturais. Para complementar, uma sobremesa de dar água na boca é a cocada cremosa de creme brûlée servida com sorvete de creme.

@micheluccio.pizzaria
WhatsApp: 11 93904-3693
Rua Giovanni Gronchi, 5461, Morumbi

Occhi Ristorante
Um novo olhar sobre a gastronomia italiana: essa é a proposta do restaurante Occhi, recém-inaugurado na Vila Nova Conceição. Sob o comando do chef Felipe Neves, receitas tradicionais são repaginadas com técnica contemporânea e execução impecável. Destaque para o Biramissu que vale ser harmonizado com alguma sugestão de drinque do bartender Gil Alves.
@occhiristorante
WhatsApp: (11) 93757-2674
Rua Diogo Jácome, 591, Vila Nova Conceição

Orfeu

Localizado no térreo do Edifício Vila Normanda, numa ruazinha sem tráfego junto ao edificio Copan, chama a atenção pela pegada que mistura o estilo industrial com peças mais rústicas. Entre as delícias, destaque para a mousse de maracujá feito com chocolate belga.

@orfeu

WhatsApp: 11 95048-9028

Av. Ipiranga, 318, bloco A, Centro


Padaria Bella Paulista
A megapadaria que nunca fecha também é muito conhecida por seu bufê de sopas. Com cardápio gigantesco, agrada de bate-pronto todos os gostos e/ou restrições de cada um de seus clientes. Ponto alto são os doces, e claro, os sorvetes que também podem ser pedidos no lado de fora.

@padariabellapaulista
WhatsApp: 11 95406-5806
Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César

Padaria Carillo
Com 109 anos de história e comandada pela jovem dupla de padeiros Gabriel e Guilherme Carillo, esta padaria no barirro da Mooca é também conhecida por seus doces pra lá de saborosos. Como não poderia ser diferente, os hits são a panacotta e o tiramisù.

@padariacarillo
WhatsApp: 11 2605-4045
Rua Demétrio Ribeiro, 29, Mooca

 

Pappagallo Cucina
Pratos executados pelo chef Pedro Mattos têm chamado a atenção para esta nova casa italiana na região dos Jardins. Entre as sobremesas é difícil escolher a mais saborosa. Além de frutas da estação, tem a deliciosa torta de chocolate belga, o trio de cannoli e o chocolate branco com pitaya.
@pappagallo.cucina
WhatsApp: 11 99452-9960
Alameda Jaú, 1372, Jardins

Pastifício Primo
Porto seguro, a qualquer hora do dia, esta esquininha no bairro de Pinheiros é um ponto de encontro para um café na companhia de um cannoli, que é recheado somente no momento do pedido.

@pastificioprimo
WhatsApp: 11 94791-4286
Rua Fradique Coutinho, 211, Pinheiros

Quadrado em Pinheiros
Comandado pelo chef argentino Lucas Caruezo, este pedacinho de Trancoso em São Paulo traz no cardápio pitadas da gastronomia ibérica e suas ex-colônias pelo mundo. Para coroar a refeição, mousse de chocolate 70% com praliné de amendoim e redução de doce de leite. Uma explosão de sabores.
@quadradoempinheiros
WhatsApp: 11 94007-4756
Rua Coropé, 57, Pinheiros

 

Rincon Escondido
Não, não é um restaurante. O espaço no coração da Vila Madalena abre apenas algumas vezes por mês para casais, grupos de amigos e familiares vivenciarem a cultura, gastronomia e astral em torno do universo da autêntica parrilla uruguaia e argentina "La Poderoza". Vale conferir (e reservar!) lugar em um dos jantares experiência e torcer para que neste dia seja servida a já tradicional panqueca com doce de leite na parrilla, claro.
@rincon_escondido_parrilla
WhatsApp: 11 98995-7975
Rua Madalena, 69, Vila Madalena

Steakhouse Varal87
A casa faz sucesso pelos  cortes que oferece, grelhados na parrilla, no fogo de chão e no varal de defumados – que deu nome à casa - um método que imprime um delicioso sabor em carnes, legumes e frutas que acompanham os pratos. Para depois da comilança, a dica fica por conta de duas sobremesas autorais do chef Helder: taça Varal 87 - doce caseiro de banana, gellato de vanilla,  merengue de laranja e crocante de nozes e a surpresa de chocolate.
@varal87
WhatsApp: 11 97222-0240
Rua Graúna, 87, Moema

Templo da Carne Marcos Bassi
Com um cardápio que passeia por deliciosos petiscos, cortes premium em espeto e  individuais, por lá também executam sobremesas primorosas. Destaque para a cesta feita com massa de churros, com sorvete e doce de leite e para o abacaxi grelhado salpicado de açúcar e canela formando uma calda caramelizada, servida com sorvete de creme.
@templodacarnemarcosbassi
Tel. 11 3926-6106
Rua Treze de Maio, 668, Bela Vista

 

:: RIO DE JANEIRO ::
 

Bão Culinária Afetiva
Novidade em Copacabana, o Bão Culinária Afetiva e sua cozinha ítalo-mineira, comandada pelo chef Kiko Faria, traz em seu cardápio uma sobremesa releitura da típica combinação mineira: a Óh Minas Gerais, uma torta mousse de queijo com goiabada cascão e limão Taiti.
@bao.tambem
Rua Raimundo Correa, 10, Sobre Loja 201, Copacabana
Tel. 21 99812-9976

Da Thábata
Pioneira no preparo da tarta basca no Brasil, a Da Thábata oferece versões únicas e irresistíveis do famoso cheesecake basco, perfeitas para fechar uma refeição em grande estilo. Entre as sugestões da artesanal sobremesa espanhola, a clássica receita, servida com caramelo com flor de sal. Outra opção é o Cheesecake Basco de Chocolate ao leite.
@dathabata
WhatsApp: 21 97497-1991

Diva Confeitaria Festiva e Afetiva
Nesta data especial, o destaque fica por conta dos bolos festivos com decorações floridas e recheios frutados como Lemon Curd e Frutas Vermelhas. Em quatro camadas de massa de baunilha -  bem molhadinha - e três de recheio, os bolos podem ser personalizados, conforme desejo do comensal. Há, ainda, os novos brigadeiros de capim limão e laranja, que podem ser combinados com os tradicionais sabores de três leites e chocolate 70%.

@divaconfeitariafestivaafetiva
Tel. 21 97599-3489
Rua Visconde de Santa Isabel, 277, Vila Isabel

Encarnado Burger
O destaque da casa fica por conta do Shaka, um brownie de chocolate com três sabores de recheio para o comensal escolher: doce de leite, Nutella ou leite Ninho.
@encarnadoburger
WhatsApp: 21 96988-6858
Rua Gomes Carneiro, 132, Ipanema

 

Giuseppe Grill Leblon
A premiada casa de carnes apresenta delicada mousse de chocolate, leve e de textura aerada, coberta com lâminas de amêndoas torradas. Para quem prefere uma opção frutada, a sugestão é o creme de limão siciliano, preparado com a fruta, sorvete de creme e segue regado com o italiano licor limoncello.
@giuseppegrill
WhatsApp: 21 99591-5277
Av. Bartolomeu Mitre 370, Leblon

Liga dos Botecos
A badalada Liga dos Botecos - que reúne Momo, Cachambeer, Bar da Frente e Botero; os botecos queridinhos do Rio em um único bar –  comemora três anos em outubro e celebra com inauguração do segundo andar, carinhosamente chamado de laje, e novo menu. Entre os lançamentos, fondue de brigadeiro, servido com casquinhas de brownie do Luiz, palmier de canela e frutas frescas.
@ligadosbotecos
Tel. 21 3586-2511
Rua Álvaro Ramos, 170, Botafogo

Ramiro Pizzas Artesanais
A tradicional banoffee virou pizza? Sim, na Ramiro, a torta é um dos sabores da redonda, estilo napolitana. Preparada com mousse de cream cheese, banana e doce de leite com flor de sal na levíssima massa artesanal da casa. Para completar, doce de leite extra para mergulhar as bordas.
@ramiropizzas
Tel. 21 99409-1972
Rua Siqueira Campos, 257, loja 22, Copacabana