A nova normalidade

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) anunciou que a 28ª Avaliação Nacional de Vinhos será realizada de forma remota, com transmissão nos canais da entidade. A mudança no modelo do evento foi determinada em função da pandemia de Covid-19 que ainda assombra os brasileiros. Outras duas feiras de vinho que aconteceriam respectivamente em outubro e novembro, a edição brasileira da ProWine e a Naturebas, dedicada ao vinho natural, também sofreram alterações. A Messe Düsseldorf, que organiza a ProWine São Paulo, anunciou o simples adiamento do evento para 2021. Já a feira Naturebas será realizada em formato diferente, remoto e que ainda será detalhado pelos organizadores.

 

Em relação à Avaliação Nacional de Vinhos, a ABE informou que os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube da associação, no dia 7 de novembro, a partir das 17h. Quem quiser também poderá adquirir kits com 16 amostras de vinhos da safra 2020, uma das melhores de sempre no Brasil, para acompanhar as provas. Serão 700 kits à venda a partir do dia 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br.

 

Cada kit conterá 16 garrafas baby (187 ml), o que permitirá que a amostra seja provada por até duas pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

 

A Safra das Safras não poderia passar em branco. Assim como o mercado de vinhos precisou se reinventar, a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 seguirá outro modelo em razão da pandemia. O processo técnico é o mesmo, mas a experiência final será totalmente diferente. Não teremos a confraternização presencial, mas apostamos num grande movimento de promoção do vinho brasileiro e num programa que deverá surpreender o público. Vamos fazer um espetáculo digital e todos poderão assistir”, destaca o presidente da ABE, o enólogo Daniel Salvador.

 

Outra mudança desta edição será o local do evento. Todo cenário será montado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos.