Brown is beautiful

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Muitos estudos anteriores já sugeriam que a gordura marrom tinha capacidade de queimar energia e poderia ser um forte aliado na luta contra a obesidade, ao contrário da gordura branca, que armazena calorias. Mas um novo estudo da Nature Medicine ofereceu evidências ainda mais forte para sustentar esta percepção, além de revelar outras possíveis venturas da gordura marrom. Entre mais de 52.000 participantes, aqueles que tinham gordura marrom detectável eram menos propensos do que seus pares a sofrer de doenças cardíacas e metabólicas que variam de diabetes tipo 2 a doença arterial coronariana, que é a principal causa de morte nos Estados Unidos.

 

O estudo, de longe o maior de seu tipo em humanos, confirma e expande os benefícios à saúde da gordura marrom sugeridos por estudos anteriores. "Pela primeira vez, ele revela uma ligação para diminuir o risco de certas condições", disse Paul Cohen, o Albert Resnick, M.D., professor assistente e médico assistente sênior do Hospital da Universidade Rockefeller. “Essas descobertas nos deixam mais confiantes sobre o potencial de direcionar a gordura marrom para benefícios terapêuticos”.

 

O papel da gordura marrom é mais misterioso em outras condições, como a hipertensão, que está intimamente ligada ao sistema hormonal. "Estamos considerando a possibilidade de que o tecido adiposo marrom faça mais do que consumir glicose e queimar calorias, e talvez realmente participe da sinalização hormonal para outros órgãos", disse Cohen.

 

A equipe planeja estudar mais a biologia da gordura marrom, inclusive procurando por variantes genéticas que possam explicar por que algumas pessoas têm mais gordura do que outras - primeiros passos potenciais para o desenvolvimento de formas farmacológicas de estimular a atividade da gordura marrom para tratar a obesidade e condições relacionadas.

 

"A pergunta natural que todos têm é: 'O que posso fazer para obter mais gordura marrom?'", Diz Cohen. "Não temos uma boa resposta para isso ainda, mas será um espaço estimulante para os cientistas explorarem nos próximos anos."