Cantenac Brown investe em ecologia

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Tristan le Lous , que comprou o Château Cantenac Brown, em Bordeaux, no final do ano passado, anunciou a contratação do arquiteto Philippe Madec para construir uma nova vinícola cujo foco é “ultrapassar os limites dos padrões atuais de responsabilidade ecológica e ambiental”.

 

Ao comprar o 3eme cru de Bordeaux, o novo dono já havia garantido que estava totalmente comprometido com a viticultura e a produção de vinho ecologicamente corretas.

 

O novo projeto é claramente parte dessa visão e será feito de terra crua e madeira da região local, além de abrigar uma vinícola de ponta. A adega será desenhada para se integrar no seu entorno, natural e artificial, com o objetivo de “aproveitar as infraestruturas existentes e preservar as paisagens intactas.

 

Todos os materiais de construção serão de base biológica, nenhum cimento será usado e tudo será obtido da Aquitânia para garantir que haja uma pegada de carbono zero. A terra crua será um componente chave da nova adega, auxiliando na inércia térmica de forma a criar as condições ideais para a produção e envelhecimento dos vinhos sem o uso de ar condicionado.

 

Toda a vinícola será alimentada por gravidade e o enólogo José Sanfins solicitou um número maior de cubas menores para “blendagem de alta precisão”. “O Château Cantenac Brown fica no coração de um parque que conserva uma notável biodiversidade há mais de duzentos anos. É nosso dever respeitar esse legado. Toda a nossa abordagem é inflexivelmente baseada em uma filosofia ecologicamente responsável”, declarou le Lous.

 

A previsão é que a vinícola seja concluída em 2023.