Comida di Buteco: gastronomia boêmia de volta

Concurso gastronômico reativa o movimento nos bares de São Paulo, de mais três cidades do interior paulista e de outras regiões em busca do melhor boteco do país

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Até o dia 8 de maio, os fãs da botecagem poderão conferir os petiscos concorrentes ao posto de melhor boteco paulistano que, por sua vez, será indicado à posição de melhor boteco do Brasil. Trata-se do retorno presencial do concurso Comida di Buteco, que já movimentam os bares na cidade de São Paulo, em Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além de outros 17 circuitos regionais de Norte a Sul do país.

Na capital paulista, 76 botecos participantes, com petiscos a preços acessíveis (até R$ 27), competem pelo primeiro lugar - entre os quais o Hilda Botequim (foto). No país inteiro, são 800 estabelecimentos participantes. Os melhores colocados em cada uma das 21 regiões passam à etapa nacional.

Neste ano, os botecos tiveram liberdade total para criar seus petiscos,s em exigência de introdução de determinado ingrediente. “Nossa razão de existir, no Comida di Buteco, é transformar vidas através da cozinha de raiz, evidenciando que o boteco é uma extensão das casas dos brasileiros. Estamos felizes em voltar às origens, com a dinâmica presencial, e celebrando a sobrevivência, a alegria e, também, a cultura brasileira”, ressalta Flavia Rocha, Diretora de Comunicação e Novos Negócios.

Como funciona

O Comida di Buteco elege o melhor boteco de cada circuito e não apenas o melhor petisco. Cerca de 20% dos bares são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o melhor boteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Confira os participantes em @_comidadibuteco