De olho na cintura

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Um novo estudo liderado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill levanta preocupações sobre o impacto da obesidade na eficácia de uma futura vacina COVID-19.

 

Os pesquisadores examinaram a literatura publicada disponível sobre indivíduos infectados com o vírus e descobriram que aqueles com obesidade (IMC acima de 30) tinham um risco muito maior de hospitalização (113%), com maior probabilidade de serem admitidos na unidade de terapia intensiva (74%) , e maior risco de morte (48%) pelo vírus.

 

Dados imunológicos e biomédicos de pacientes foram analisados para fornecer um layout detalhado dos mecanismos e vias que ligam a obesidade ao aumento do risco de COVID-19, bem como uma maior probabilidade de desenvolver complicações mais graves do vírus.

 

A obesidade já está associada a vários fatores de risco subjacentes para COVID-19, incluindo hipertensão, doença cardíaca, diabetes tipo 2 e doença renal e hepática crônica.

 

As alterações metabólicas causadas pela obesidade - como resistência à insulina e inflamação - dificultam o combate a algumas infecções por indivíduos obesos, tendência que pode ser observada em outras doenças infecciosas, como gripe e hepatite. Durante os períodos de infecção, a glicose sérica não controlada, comum em indivíduos com hiperglicemia, pode prejudicar a função das células imunológicas.

 

"Todos esses fatores podem influenciar o metabolismo das células imunológicas, que determina como os corpos respondem aos patógenos, como o coronavírus SARS-CoV-2", disse Melinda Beck, coautora do estudo e professora de nutrição da Escola de Saúde Pública Global Gillings. "Indivíduos com obesidade também têm maior probabilidade de apresentar doenças físicas que tornam o combate a esta doença mais difícil, como a apneia do sono, que aumenta a hipertensão pulmonar, ou um índice de massa corporal que aumenta as dificuldades em um ambiente hospitalar com intubação", completou Melinda.

 

Melinda argumenta que trabalhos e pesquisas anteriores demonstraram que a vacina da gripe é menos eficaz em adultos com obesidade. E alerta que, pelos mesmos motivos, a mesma coisa pode acontecer com uma futura vacina contra o coronavírus.

 

“No entanto, não estamos dizendo que a vacina será ineficaz em populações com obesidade, mas sim que a obesidade deve ser considerada um fator modificador a ser considerado para o teste da vacina”, diz ela. "Mesmo uma vacina menos protetora ainda oferecerá algum nível de imunidade", explica Melinda.

 

Barry Popkin, professor do Departamento de Nutrição a autor principal do estudo faz um alerta. “Dada a ameaça significativa que o COVID-19 representa para os indivíduos com obesidade, as políticas de alimentação saudável podem desempenhar um papel de apoio - e especialmente importante - na mitigação da mortalidade e morbidade do COVID-19”, diz ele.