É bom e faz bem

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Um estudo publicado no Journal of the Endocrine Society concluiu que a canela pode ser um importante aliado para o controle de açúcar no sangue em pessoas com pré diabetes. Além disso, a especiaria pode retardar a progressão para o diabetes tipo 2.

 

O Brasil é o quarto país do mundo com maior número de diabéticos, atrás apenas da China, da Índia e dos Estados Unidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de pessoas sofrem com a doença no país. No mundo, segundo a Diabetes Federation, o número total de adultos com diabetes de aproxima de 465 milhões.

 

A pré-diabetes ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal. O problema muitas vezes evolui para o diabetes tipo 2. Daí a importância do estudo que põe a canela como um aliado importante para evitar estar progressão.

 

"Nosso estudo de 12 semanas mostrou efeitos benéficos da adição de canela à dieta em manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​em participantes com pré-diabetes", disse o autor correspondente do estudo, Giulio R. Romeo, MD, do Joslin Diabetes Center, em Boston, nos Estados Unidos. Essas descobertas fornecem a justificativa para estudos maiores e mais longos, para abordar se a canela pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo do tempo", concluiu.

 

O ensaio clínico randomizado investigou os efeitos da suplementação de canela em 51 participantes com pré-diabetes. Os participantes receberam uma cápsula de 500 mg de canela ou placebo três vezes ao dia durante 12 semanas. Os pesquisadores descobriram que os suplementos de canela diminuíram os níveis anormais de glicose em jejum e melhoraram a resposta do organismo a comer uma refeição com carboidratos, que são características do pré-diabetes. A canela foi bem tolerada e não foi associada a efeitos colaterais específicos ou eventos adversos.