Em busca do topo

Fotografia: Divulgação
José João Santos

José João Santos

De 23 de Outubro a 1 de Novembro, a ViniPortugal, em parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), promove o “Festival Vinhos de Portugal”, uma campanha promocional inédita que engloba mais de 1.500 vinhos portugueses em mais de 2.500 estabelecimentos das principais redes de supermercados de diferentes estados do Brasil, bem como nas duas maiores plataformas de e-commerce de vinhos no país.

 

Para Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, “o consumidor brasileiro tem vindo a demonstrar interesse em conhecer novas castas, novas regiões e diferentes perfis de vinhos. Portugal tem essa diversidade e variedade vitivinícola para oferecer, algo que não é desconhecido dos brasileiros, não só pelo histórico de iniciativas que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, mas também pelo grande fluxo de turistas que elegem Portugal como o seu primeiro destino internacional. Por tudo isso, entendemos ser pertinente levar a cabo este Festival, ajustando-o ao momento atípico vivido atualmente, que não deve impedir de continuarmos a promover a qualidade dos vinhos portugueses mundo fora”, comentou.

 

A distribuição em supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e o setor foi responsável, em 2019, por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no país. E as alterações nos hábitos de consumo trazidas pela pandemia de Covid-19 levaram a um aumento nas vendas de vinhos nestas redes. Enxergando uma oportunidade promissora, a ViniPortugal juntou-se à ABRAS para lançar esta campanha promocional exclusiva em supermercados, alargando a oferta de vinhos portugueses disponíveis.

 

Durante o Festival, mais de 1.500 marcas de vinhos serão apresentadas por cerca de 200 produtores, que além de fornecerem as suas já tradicionais marcas, querem apresentar novidades. Os supermercados participantes no “Festival Vinhos de Portugal” vão contar com materiais promocionais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses, enquanto mais de 4.000 operadores dos pontos de venda vão receber formação sobre Vinhos de Portugal, ministrada por Carlos Cabral, um dos mais experientes e reconhecidos profissionais do Brasil.  

 

Portugal ocupa, desde 2016, a 2.ª posição no ranking de importação de vinhos no Brasil. No primeiro semestre de 2020 Portugal registou um crescimento de 16,8% no mercado brasileiro, com um aumento de 17,2% em volume e de 18,6% em valor. Aumentar o consumo e o conhecimento dos consumidores brasileiros sobre os vinhos de Portugal é o objetivo desta iniciativa focada em supermercados e lojas associadas da ABRAS.

 

Entre os supermercados de diferentes estados que já confirmaram participação no Festival estão as redes Carrefour, Pão de Açúcar, Wall Mart – BIG, Cencosud, Supermercados BH, Irmãos Muffato, Zona Sul, Super Big, Makro Atacadista, Supermercado Guanabara, Supermercado Mundial e Giga Atacado. Lojas e importadoras como a World Wine, Empório Frei Caneca, Casa Santa Luzia, Superadega e Empório Vinhares também vão dedicar atenção especial aos vinhos portugueses. As duas maiores plataformas e-commerce de vinhos do Brasil, Wine.com e Evino, vão realizar campanhas de promoção exclusivas de vinhos portugueses durante o Festival.