Espumantes brasileiros sob avaliação em Garibaldi

13ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro tem recorde de amostras e reúne júri formado por 45 especialistas

Redação

Redação

Entre os dias 13 e 15 de outubro, a cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, faz jus ao título de capital brasileira do espumante. A razão é a 13ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro, avaliação que reúne 45 jurados, entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, que terão a missão de degustar e avaliar às cegas 425 espumantes, inscritos por 93 vinícolas brasileiras.

Trata-se, portanto, da maior edição da história do evento, que na edição inaugural, em 2001, contou com 52 amostras de 25 vinícolas. A diversidade de estados produtores que enviaram amostras à competição atual também é destaque: há espumantes de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

“Ao realizar este concurso, nosso maior objetivo é justamente o de promover e divulgar o espumante brasileiro. A cada edição, atraímos mais vinícolas e mais amostras, mostrando ao mundo nossa qualidade e diversidade”, comemora enólogo André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade que organiza o evento.

Em dois dias de avaliação ,os 45 jurados serão divididos em cinco grupos, que será presidido por um enólogo. O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 15 de outubro, no restaurante Trattoria Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação. O concurso avalia espumantes naturais, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O colaborador Marcel Miwa representa GULA nesta avaliação.