Essa não!

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Um café forte para ajudar a recuperar a energia após uma noite mal dormida pode trazer malefícios à saúde, concluiu uma pesquisa do Center for Nutrition, Exercise & Metabolism da University of Bath, no Reino Unido.

 

Publicado no Journal of Nutrition, o estudo sustenta que uma xícara de café preto antes de ingerir algum alimento pode ter um impacto negativo no controle da glicose no sangue.

 

O estudo foi feito com 29 homens e mulheres saudáveis e teve a seguinte metodologia: os participantes foram avaliados em três diferentes situações. Na primeira, tiveram uma noite normal e consumiram uma bebida açucarada pela manhã. Na segunda situação, os voluntários tiveram uma noite de sono interrompido (foram acordados a cada hora por cinco minutos) e, quando acordaram, receberam a mesma bebida açucarada. Na terceira situação, os participantes foram submetidos às mesmas interrupções no sono, mas 30 minutos antes de receberem a bebida açucarada, tomaram uma xícara de café preto forte. Após cada situação, os voluntários tinham amostras de sangue coletadas.

 

Ao analisarem os resultados, os pesquisadores concluíram que a noite mal dormida não piorou as respostas de glicose no sangue. No entanto, o café consumido antes da bebida açucarada (que continha a mesma quantidade de calorias presentes em um café da manhã completo padrão) potencializou a resposta da glicose no sangue, aumentando substancialmente o nível de açúcar em até 50%.

 

A conclusão dos pesquisadores é de que, embora o café esteja associado à boa saúde, a cafeína tem o potencial de causar resistência à insulina. Este novo estudo, portanto, revela que o remédio comum de beber café após uma noite de sono ruim pode resolver o problema de sonolência, mas pode criar outro ao limitar a capacidade do corpo de tolerar o açúcar do café da manhã.

 

O professor James Betts, codiretor do Centro de Nutrição, Exercício e Metabolismo da Universidade de Bath que supervisionou o trabalho, explica: "Sabemos que quase metade de nós vai acordar de manhã e, antes de fazer qualquer outra coisa, tomar café - intuitivamente, quanto mais cansados ​​nos sentimos, mais forte é o café. Este estudo é importante e tem implicações de longo alcance para a saúde, pois até agora tínhamos conhecimento limitado sobre o que isso está fazendo ao nosso corpo, em particular ao nosso metabolismo e sangue controle do açúcar”. disse.

 

"Simplificando, nosso controle de açúcar no sangue é prejudicado quando a primeira coisa com que nosso corpo entra em contato é o café, especialmente após uma noite de sono interrompido. Podemos melhorar isso comendo primeiro e bebendo café mais tarde, se sentirmos que ainda sentimos a necessidade Saber disso pode trazer benefícios importantes para a saúde de todos nós", concluiu Betts.