Familia Torres reduz em 30% emissão de CO2

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

O grupo vinícola espanhol Familia Torres reduziu as emissões de carbono por garrafa em 30% em todo o escopo de emissões - da vinha ao consumidor - em comparação aos níveis de 2008, de acordo com o estudo da empresa em 2019. A empresa, que comemora este ano o 150º aniversário, tinha previsto alcançar esta meta apenas em 2020.

 

Mas para Miguel A. Torres, presidente do grupo, o fato, embora mereça comemoração, é apenas o começo. “"Fizemos um enorme esforço para atingir nossa meta de redução de emissões, que na época considerávamos muito ambiciosa", declarou. "Agora é o momento de pressionar por ações ambientais ainda mais ambiciosas para mitigar o aquecimento global e proteger a viticultura de seus efeitos", concluiu.

 

Após o sucesso antecipado de obtenção da meta, a empresas decidiu estabelecer um novo objetivo, ainda mais ambicioso: quer reduzir em 55% até 2030 as emissões de CO2 por garrafa em comparação com os níveis de 2008.

 

A Familia Torres trabalha com uma caldeira de biomassa em sua principal vinícola em Pacs del Penedès, que reduziu o consumo de gás em 95%.

 

A matriz fotovoltaica da instalação aumentará em 100 kW a capacidade de auto-consumo, além dos mais de 1.500 kW de energia solar que abastecem as vinícolas da Familia Torres em toda a Espanha.

 

Além disso, 80% da frota de veículos da empresa é híbrida ou elétrica, e a compra de outro trem solar-elétrico para uso em passeios pelas vinícolas substituiu o modelo diesel anterior.

 

A Familia Torres também estuda a viabilidade do uso de tratores elétricos na vinha e realizou um teste no início do ano.

 

Para Miguel A. Torres, a prevenção de emissões de carbono não é a única preocupação - a captura de gases de efeito estufa que estão na troposfera e causam o aquecimento global é igualmente importante.

 

A vinícola está enfrentando esse desafio em duas frentes: primeiro, através de um vasto projeto de reflorestamento em uma propriedade de 6.000 hectares na Patagônia Chilena, que começou em 2019 e permitirá capturar 10.000 toneladas de CO2 por ano.

 

Segundo, através do uso da tecnologia CCR (Carbon Capture Reuse) para capturar e reutilizar o CO2 liberado durante a fermentação do vinho, que a planta havia absorvido anteriormente.

 

As possibilidades da CCR ainda estão sendo estudadas pelo departamento de mudanças climáticas da Familia Torres. Essas ações fazem parte do programa ambiental Torres & Earth, introduzido em 2008 em resposta à inegável realidade das mudanças climáticas.

 

A Familia Torres destina 11% de seus lucros anuais para financiar o programa.