LANÇADO O GOLDEN VINES AWARDS

Fotografia: DR
Redação

Redação

A Liquid Icons, fundada por Gerard Basset OBE MW MS, um dos mais famosos sommeliers do mundo e recentemente falecido, e Lewis Chester DipWSET, anunciou o lançamento dos Golden Vines Awards e o evento de angariação de fundos que irá apoiar diversos programas de financiamento para formação em vinhos. A cerimônia de entrega dos prémios Golden Vines Award, o Jantar Golden Vines e a After Party, em parceria com o Birley Group, terá lugar no Annabel's Private Members Club em Mayfair, Londres, a 7 de outubro de 2021.

 

Evento sem fins lucrativos, o Golden Vines Awards irá reconhecer os "protagonistas da indústria do vinho" e angariar fundos para a fundação Gerard Basset Wine Education Charitable Foundation, com o objetivo de criar os Programas de Bolsas de Estudo, Estágio e Formação Golden Vines.

 

Os Golden Vines Awards serão atribuídos aos melhores produtores de vinho do mundo, mediante votação por membros proeminentes da indústria de vinho mundial.

 

As categorias dos prémios Golden Vines Awards são:

1.     Melhor Produtor de Vinho da Europa

2.     Melhor Produtor de Vinho da América

3.     Melhor Produtor de Vinho do Resto do Mundo (Australia, África, Ásia e Oriente Médio)

4.     Melhor Produtor de Vinho do Mundo

5.     Prémio Revelação do Mundo

6.     Prémio Inovação

7.     Prémio Carreira - concedido a uma personalidade com uma trajetória profissional extraordinária, ou que tenha contribuído de forma excecional para o setor do vinho.

 

O Troféu Golden Vines Award foi concebido e produzido em colaboração com a Chateau d'Yquem e a Amorim Cork.

 

Com vista ao apoio à angariação de fundos no evento, foi disponibilizado gratuitamente o espaço no Annabel's. O evento será ainda patrocinado por algumas das mais famosas marcas de luxo mundiais.

 

O Jantar Golden Vines contará com vinhos cedidos pelos seguintes produtores: Dom Perignon P2, Egon Müller, Domaine Baron Thenard's Montrachet Grand Cru, Domaine de la Romanée Conti (patrocinado por Corney & Barrow) e Château d'Yquem.  Os copos e decanters são patrocinados pela Riedel. O chef convidado será Mauro Colegreco do restaurante com 3 estrelas Michelin, Mirazur, França, que irá criar um menu excecional patrocinado pela San Pellegrino.

 

O evento em si e os leilões associados de uma "Gruta de Aladino repleta de vinhos e experiências", além de um leilão adicional de lotes de luxo excecionais, visam angariar um milhão de libras para a fundação The Gerard Basset Wine Education Charitable Foundation e o recém-lançado Programa de Bolsas de Estudo, Estágio e Formação Golden Vines.

 

O Programa de Bolsas de Estudo, Estágio e Formação Golden Vines incluirá duas bolsas de estudo para estudantes negros e de minorias étnicas que desejem realizar os programas “Master of Wine” (MW) e “Master Sommelier” (MS). Estas bolsas de estudo no valor máximo de 55.000 libras por estudante, cobrirão a totalidade dos custos dos cursos e respetivos exames, bem como a perda de rendimentos durante o estágio. O programa de estágios incluirá trabalho diversificado em algumas das principais empresas vitivinícolas do mundo, incluindo, entre outras, Château d'Yquem, Château Smith Haute Lafitte, Dom Perignon, Ruinart, Domaine des Lambrays, Weingut Egon Müller, Colgin Cellars, Opus One, bem como cursos no Departamento de Enologia e Viticultura da UC Davis, The Kedge Wine School, University of Reims Champagne-Ardenne e na OIV.

 

O júri para as bolsas de estudo é composto por Nina Basset FIH, Rajat Parr (Sandhi Wines), Carlton McCoy MS (Heitz Vineyards), Clement Robert MS (The Birley Clubs / Annabel's Private Members Club) e Jancis Robinson OBE MW.

 

O leilão online “Fine Wine & Experience” está aberto a todos os amantes do vinho a nível mundial. Todos os lotes incluem vinhos das caves dos melhores produtores do mundo, juntamente com a possibilidade de vivenciar uma experiência única: uma visita privada, provas e um almoço ou jantar vínico com os proprietários e/ou enólogo chefe para 6 a 10 pessoas. Em alguns casos, incluirá também uma estadia na propriedade.

 

O evento contará igualmente com um leilão separado, realizado pela Christie's, de lotes exclusivos não relacionados com o vinho, doados por patrocinadores.

 

As candidaturas para as Bolsas de Estudo da Golden Vines têm início a 8 de março de 2021 em www.liquidicons.com.

O prazo de candidatura vai até o dia 16 de abril.

 

Para participar no leilão online “Fine Wine & Experience” em outubro, consulte liquidicons.com/goldenvinesauction

 

Confira abaixo a entrevista que Lewis Chester deu com exclusividade a José João Santos: