Medalhados

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Três espumantes brasileiros ganharam medalha de ouro na edição 2020 da Sommerliers Choice Awards, importante concurso realizado no início de setembro em São Francisco, nos Estados Unidos. O Salton Brut Rosé (na foto), com 92 pontos na média final; o Brut Rose Amaze, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, com 91 pontos; e o 1913 Brut Nature, da Aurora, com 90 pontos. Para levar a medalha de ouro, o vinho provado precisa de uma média entre 90 e 95 pontos. Acima desta pontuação, a amostra é premiada com o Duplo Ouro (nenhum brasileiro conseguiu atingir este número de pontos). Entre 80 e 89, o vinho recebe a medalha de prata. E entre 70 e 79, o bronze.

 

Além dos três ouros, os vinhos brasileiros conseguiram outras oito medalhas de prata e uma de bronze, todos da Salton. Os espumantes Evidence e Ouro Brut levaram 87 pontos; o Espumantes Moscatel, o Series By Salton Rosé Brut, o Series By Salton Moscatel e o Alma Brut ficaram com 85 pontos. Completam a lista dos vinhos premiados com a medalha de prata os espumantes Salton Prosecco (84 pts) e Salton Brut (80 pts). O Series by Salton Brut levou 77 pontos e ganhou uma medalha de bronze.

 

Entre as amostras provadas pelos jurados, 17 vinhos levaram Duplo Ouro. A maior pontuação ficou com o Kalaris 2014, pinot noir da vinícola norte-americana Axios, que levou 98 pontos e, além da medalha, ficou com o título de Vinho do Ano no concurso.

 

A relação completa dos premiados, bem como a lista dos jurados e os critérios de julgamento podem ser conferidas no site oficial do concurso: https://sommelierschoiceawards.com/