Muita calma nessa hora

 
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Pesquisa realizada entre os dias 6 e 7 de julho, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP) junto a 150 empresários do setor aponta que 59% não pretende reabrir as portas e receber os clientes em seus salões nas atuais condições impostas pelo poder público em São Paulo.

 

Entre as restrições impostas estão o horário de funcionamento reduzido, até as 17 horas, e a proibição de instalar mesas na calçada, o que, na visão de 55% dos restaurateurs, prejudica o negócio. Entre os donos de bares, a pesquisa indica que 4 em cada 5 afirmam que não será possível abrir com esse horário limitado.

 

A maioria dos empresários – 58% dos entrevistados – acha que o movimento no começo não superará os 20% do normal.

 

No que diz respeito às equipes com as quais vêm trabalhando para manter as operações funcionando – de delivery e drive-thru, por exemplo –, 55% dos estabelecimentos estão trabalhando com menos de 60% de funcionários em relação ao período pré-pandemia. E, num prenúncio de uma lenta retomada, entre os empresários que avaliam recontratar funcionários, somente para 16% será viável ter a brigada com o mesmo tamanho de antes.