Neve atinge vinícola no Priorato

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

A forte nevasca que assola a Espanha causou grandes prejuízos a uma das mais emblemáticas vinícolas do Priorato. O telhado da Cellar Vall Llach desabou, destruindo o que resta das safras de 2018 e 2019 e boa parte do vinho da safra de 2020.

 

A neve na região atingiu meio metro de profundidade em alguns lugares e os edifícios não foram projetados para suportar o peso adicional - especialmente os mais antigos, planejados ​​para verões mediterrâneos. Na manhã de domingo, 10 de janeiro, o telhado da Vall Llach cedeu com o peso, caindo sobre a área de vinificação, armazenamento e engarrafamento da vinícola.

 

O diretor da vinícola, Roger Simó, disse que a área abrigava todo o estoque da safra de 2019, uma "grande" quantidade de 2018 não vendida e da nova safra de 2020 que ainda estava em tanques. A safra de 2020 é pequena devido ao forte mofo na região no ano passado, enquanto as vendas da safra de 2018 têm sido lentas como resultado da pandemia.

 

Todos os equipamentos como prensas, bombas e máquinas de engarrafamento também estão enterrados sob a neve e entulho.

 

Com a perturbação causada pela neve e a aldeia de Porrera estando sob “confinamento municipal” devido à Covid-19, é improvável que a extensão dos danos seja conhecida por alguns dias ainda.