No sul extremo

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Trevelin, no extremo sul da Patagônia, é a nova Indicação Geográfica da Argentina. Localizada no departamento de Futaleufú, no noroeste da Província de Chubut, a região tem apenas 12 hectares de vinhas.

 

A fronteira norte de Trevelin é formada naturalmente pelo Rio Futaleufú e o Parque Nacional Los Alerces. A fronteira com o Chile fica a apenas 12 km da pioneira vinícola local Casa Yagüe, com o Oceano Pacífico se estendendo 88 km além disso.

 

Região de extremos, Trevelin costuma registrar enormes amplitudes térmicas no verão, com a temperatura despencando dos 30° C durante o dia a 0° C à noite. Com altitudes que chegam a 400 metros, a região conta com 17 horas de sol por dia no verão.

 

A colheita ocorre em abril e maio, e uma poderosa irrigação por gotejamento é usada para combater a geada, criando uma paisagem gelada incomum, mesmo no verão, com vinhas cobertos de gelo.

 

Uvas bem adaptadas ao frio dominam a viticultura da região. Entre as brancas, chardonnay, semillon, sauvignon blanc, marsanne e gewüztraminer. Entre as tintas, pinot noir e cabernet franc. Os vinhos têm baixo álcool e acidez natural alta.

 

Embora a agricultura sempre tenha feito parte da paisagem, apenas em 2012 a região começou a construir uma identidade vinícola. Três bodegas já operam em Trevelin: Casa Yagüe Vinos Australes, Viñas del Nant y Fall e Contra Corriente.