O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil 2021

Portugal

Fotografia: Ricardo Garrido
Redação

Redação

Protagonista no consumo de vinhos portugueses no Brasil, a região do Alentejo recebe atenção especial dos profissionais brasileiros por sua tradição milenar, história e qualidade dos vinhos.

 

Cinco desses profissionais embarcarão para Portugal em novembro para a grande final do concurso ‘O Melhor Sommelier do Brasil 2021’, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana. 

Apenas 10 sommeliers foram selecionados para a semifinal, e a metade deles tem a chance de conquistar o título, que será anunciado no dia 12 de novembro, após uma prova prática e outra teórica. A prova teórica engloba o conhecimento dos vinhos e da região e a prova prática envolve o serviço do sommelier perante um painel de jurados que inclui o jornalista e critico de vinhos Alexandre Lalas. 

Os finalistas, de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, são:

  • Ju Carani – Um dos grandes nomes da nova geração de sommeliers que desponta em São Paulo. É sommelière do Ristorantino e consultora da importadora Clarets.
  • Lua Sampaio – Sommelière formada pela ABS-SP, proprietária do Flua Ipojuca, um descolado Wine Bar na capital paulista.
  • Tiago Menezes – Atua no hotel e restaurante do Palácio Tangará. Sommelier formado pela ABS-SP, WSET nível 3.
  • Lolô Riccobene – Sommelière com passagens por diversos restaurantes e importadoras. Trabalha no Juliette Bistrô, no Leblon.
  • Leandro Magalhães – Sommelier da nova geração, prima pelo conhecimento técnico. Trabalha no The Wine Pub, descolado bar de vinhos na capital catarinense.

Antes da grande final, os sommeliers estarão no Alentejo entre os dias 8 e 11 de novembro para aprofundarem seus conhecimentos sobre a região e se tornarem embaixadores dos vinhos do Alentejo no Brasil.

“O principal objetivo do concurso é estreitar cada vez mais as relações entre o Alentejo e o mercado brasileiro, contribuindo, deste modo, para a valorização dessa profissão e para a difusão do conhecimento e do consumo dos vinhos alentejanos no Brasil”, resume Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Os sommeliers finalistas foram selecionados por um painel de jurados formado por Francisco Mateus, Cecília Aldaz (sommelière do restaurante Oro), Guilherme Corrêa (brasileiro residente em Portugal, diretor da loja OnWine) e Alexandre Lalas (jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos e editor da revista Gula).