Palácio da Brejoeira à venda

 
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Datado de 1806, o Palácio da Brejoeira – antiga Quinta do Vale da Rosa – está localizado no concelho minhoto de Monção, quase na fronteira norte de Portugal com a região da Galícia, na Espanha. A imponente edificação abrange 1700 metros quadrados de área construída, um jardim de 3 hectares cuidadosamente aparado, 8 hectares de floresta e, para os apreciadores de vinho, 17 hectares de vinhas da casta branca Alvarinho, uma das mais utilizadas na produção da DO Vinhos Verdes, plantadas nos anos 1960.

Dessas vinhas saem os icônicos rótulos dos vinhos Alvarinho Palácio da Brejoeira, cuja primeira safra foi ao mercado em 1976. Pois a propriedade e a marca de vinhos estão à venda a quem se dispuser a desembolsar 25 milhões de euros (ou 28 milhões de dólares ou 153 milhões de reais). Segundo Emílio Magalhães, acionista principal da sociedade, a venda se deve a uma questão sucessória, já que nem suas filhas nem seu sócio pretendem dar continuidade ao trabalho de preservação e à produção de vinhos no local. "Aquilo que eu mais queria era que dessem continuidade. A meu ver, aquilo tem todas as condições para ser um hotel de charme", disse Magalhães ao diário português Jornal de Notícias.

A produção dos Alvarinho Palácio da Brejoeira é uma herança de Dona Maria Hermínia d’Oliveira Paes, que morreu em 2015, aos 97 anos. A antiga proprietária, que havia sido presenteada com a posse da área pelo pai em 1937, foi quem decidiu plantar a uva Alvarinho ali, nos anos 1960, a fim de produzir vinho. No Brasil, o vinho Palácio da Brejoeira é comercializado pela Vinci Vinhos, ao preço de R$ 364,81.