Ponte aérea: 10 menus no Rio e em SP para o Dia dos Pais

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Rio de Janeiro:

1. Hilton Copacabana 

Para o Dia dos Pais, o hotel na orla de Copacabana vai servir, tanto no restaurante do 4º andar quanto à beira da piscina um serviço de churrasco assinado pelo chef Pablo Ferreyra. O menu inclui cortes como prime rib,  bife de chorizo e frutos do mar, a exemplo de filé de robalo ou lagosta grelhada com azeite de pimenta calabresa e laranja. O cardápio completo, com sobremesa e bebidas não-alcoólicas custa 250 reais por pessoa.

2. Liga dos Botecos

Com mesas a céu aberto, o espaço que reúne quatro botecos em Botafogo destaca no almoço de domingo receitas como o momovo (13,90 reais), do Momo, um bolovo preparado com massa de bacalhau com ovo de gema mole e a costela no bafo Cachambeer (148,90 reais), que descansa em uma marinada de ervas finas por 12 horas e, em seguida, é assada no bafo por mais seis horas.

São Paulo:

3. Zena Caffè 

O restaurante comandado pelo chef Carlos Bertolazzi serve no domingo, 8 de agosto, o polpetone com fettuccine al burro e sálvia, que também pode ser servido na versão com molho de tomate (83 reais). No dia, quem pedir o prato será presenteado com uma taça do vinho tinto Urban Cabernet Sauvignon 2019, da vinícola argentina Alfa Crux – para harmonizar com a receita italiana.
http://www.zenacaffe.com.br/

4. Renaissance 

O hotelão nos Jardins sugere o brunch de Dia dos Pais, que acontecerá no domingo, 8 de agosto, das 12h às 15h. O serviço inclui estações de frios, ovos e tapioca, iogurtes e cereais, além de sucos naturais e padaria artesanal. Na área de salada e pratos principais, há filé-mignon, cogumelos e abóbora assada; bacalhau confitado, arroz negro e picles de cebola; e tonarelli cremoso (creme de queijo e crispy de presunto cru). Para sobremesa, há torta de morango, bolo de coco, mil-folhas de chocolate, crème brûlée de baunilha, frutas do dia e panquecas com doce de leite. O serviço também inclui espumante, vinho (tinto e branco) e cerveja, à vontade (193 reais por pessoa).

5. Tuy Bar, Cocina

O arejado restaurante no Itaim Bibi apresenta uma receita exclusiva para o almoço do Dia dos Pais: a cataplana de frutos do mar (camarões selados, lula, polvo, duas postas de robalo e mexilhões (219 reais, para duas pessoas). 

6. Luce

A casa instalada na movimentada Rua Oscar Freire, nos Jardins, vai servir no domingo um menu fechado (290 reais) com especialidades italianas, que inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma dose de limoncello fabricado na casa. O cardápio traz lasagne bites (lasanha de espinafre e mozzarella de búfala frita, com dip de tomate San Marzano DOP), bisteca alla fiorentina finalizada na grelha e acompanhada de batatas com manteiga de chianti; como sobremesa, tiramisù de biscoitos de champanhe “fatto in casa”, creme mascarpone, café kimbo, toque de marsala e chocolate.

7. Kiichi
Com quatro unidades – Jardins, Vila Mariana, Vila Olímpia e Morumbi –, a rede de restaurantes japoneses vai servir no domingo um combo para duas pessoas (270 reais). Fazem parte do cardápio duas doses de Negroni; robalo grelhado ao molho pesto com arroz japonês e cogumelos; e um combinado especial com 31 peças de sushi. As opções estão disponíveis também no serviço de delivery.

8. Casa Santo Antônio 

Disponível desde o jantar de sexta até o almoço de domingo – no delivery e para retirada –, o menu especial dos Pais compreende entrada (bruschetta de presunto cru italiano, geleia de melão e manjericão, 31 reais); principal (bacalhau com brócolis, tomate, azeitona, ovo e cebola, 110 reais; ou rib eye de angus com minilegumes e molho béarnaise, 105 reais; ou ravióli de vieiras com bottarga em redução de balsâmico, 89 reais; e sobremesa (tartelette de doce de leite, mascaropne e flor de sal, 25 reais).

9. Quinta do Olivardo Tasca 

A filial paulistana da movimentada casa portuguesa instalada no circuito de vinhos de São Roque apresenta, para o almoço do dia 8 de agosto, um vasto cardápio que traz bolinho de bacalhau, alheira defumada e casquinha de bacalhau (entradas a partir de 9,90 reais) e pescados como polvo à lagareiro e bacalhau à moda da quinta (para duas  pessoas, saem a partir de 279 reais, acompanha porção de arroz).

10. Must bar, Tivoli Mofarrej

O panorâmico restaurante do hotel localizado a um quarteirão da Avenida Paulista também aposta num serviço completo de churrasco para o almoço do Dia dos Pais. O menu traz picanha, fraldinha e barriga de porco, além de entradas e guarnições, entre as quais arroz birô-biro e legumes da estação. Como welcome drink, será servida uma dose de bourbon, seguida por uma degustação de cerveja. O serviço sai a 390 reais para adultos e 90 reais para crianças entre 6 a 12 anos.