Provença em ebulição

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A Provença está com tudo e não está prosa. Os vinhos rosés, marcas da região, seguem em alta em todo o mundo. E os investimentos por lá não param. Agora foi a família Prats, ex-proprietários do Cos d'Estournel em Bordeaux, que decidiu fincar raízes no lugar. Por um valor não divulgado e em sociedade com magnata da mídia Stéphane Courbit, compraram o Château d'Estoublon, propriedade de 300 hectares em Baux-de-Provence, construída no século XVII. Há 20 anos, a vinícola era administrada pela família Reboul-Schneider.

 

A propriedade cultivada organicamente na encosta sul dos Alpilles inclui 18 hectares de vinhas onde predominam grenache, syrah, cabernet-sauvignon, mourvèdre, roussane e marsanne plantadas em solos de calcário, argila e cascalho arenoso.

 

Além do vinho, o Chateau d'Estoublon está cercado por 120 hectares de olivais, a partir dos quais produz uma variedade de azeite extra-virgem.

 

Para marcar a aquisição, um rosé premium, chamado Roseblood d'Estoublon, será lançado. O vinho é um corte de grenache (50%), cinsault (45%) e tibouren (5%).

 

Leia também:

Michel Reybier compra o Château La Mascaronne

Kylie Minogue lança rosé provençal

Sarah Jessica Parker faz vinho na Provença

 

A venda do Chateau d'Estoublon é a mais recente em um número crescente de aquisições de alto perfil na Provença.

 

Em maio passado, a gigante de artigos de luxo LVMH comprou o Château Galoupet em Côtes de Provence por uma quantia não revelada.

 

Cinco meses depois, a Chanel adicionou prestígio ao seu já invejável portfólio de vinhos, que inclui a Canon em Saint-Émilion e Rauzan-Ségla em Margaux, com a compra de Domaine de l'Île na ilha de Porquerolles.

 

Em dezembro passado, a LVMH assumiu uma participação de 55% no Château d'Esclans da Sacha Lichine, fabricante da bem-sucedida marca Whispering Angel, junto com a Garrus, que há muito tempo assumiu o posto de rosé mais caro do mundo.

 

Em maio, o Château Bas, em Aix en Provence, foi adquirido pela Ficbal, holding de Catherine Castéja e seus filhos Charlotte Lafourcade Jumenbo, Hubert Castéja e Frédéric Castéja.

 

Na semana passada, Michel Reybier, proprietário do Cos d'Estournel, 2cru de Bordeux, comprou o Château La Mascaronne, propriedade de 100 hectares que fica na vila medieval de Le Luc, uma comuna no departamento do Var em Provence-Alpes-Côte d'Azur, na Provença.