Será?

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Pesquisas vindas de Taiwan sugerem que os taninos do vinho podem ajudar a combater a Covid-19 ao inibir com eficácia a atividade de duas enzimas principais do vírus. Mien-Chie Hung, presidente da China Medical University, Taiwan, liderou uma pesquisa científica sobre o tratamento anti-coronavírus. Eles descobriram que os taninos do vinho podem inibir efetivamente a atividade de duas enzimas-chave do vírus.

 

Conforme relatado pela TVBS, Hung disse: “O plano inicial da pesquisa é identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a SARS e, em seguida, usar a protease do novo coronavírus para detectá-los e encontrar ácido tânico no resultado. Possui a capacidade inibitória mais forte”.

 

Hung explicou que o ácido tânico é um polifenol solúvel em água. Os compostos polifenóis têm antioxidantes e eliminadores de radicais livres, que têm efeitos antiinflamatórios. Durante a pandemia de SARS em 2003, estudos relevantes provaram que o tratamento com ácido tânico é eficaz. Desta vez, estamos enfrentando um novo tipo de coronavírus e a equipe de pesquisa realizou experimentos moleculares detalhados para novas descobertas.

 

O diretor disse que os taninos podem prevenir a infecção e controlar o crescimento dos vírus. Os taninos são facilmente encontrados em frutas como bananas e uvas, bem como em vinho, chá e vegetais. Ele explicou que os taninos podem ser desenvolvidos como uma droga para o tratamento farmacêutico no futuro. Ele acreditava que o consumo de alimentos e bebidas adequados com taninos também é uma forma de aumentar a imunidade ao vírus. “A uva e o sorgo têm um conteúdo de tanino relativamente alto. Na verdade, estamos fazendo pesquisas nessa área. Esperamos que, em um futuro próximo, possamos decidir se o vinho ou o baijiu são mais potentes em taninos", explicou Hung.