Sustentabilidade valorizada

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A Primum Familiae Vini (PFV) é um grupo de proprietários de doze vinícolas icônicas que abrange, entre outras, os châteaux Mouton Rothschild e Haut-Brion, a Pol Roger, a Veja Sicilia, a Symington Family Estates e a Egon Müller Scharzhof, Alemanha. Pois a PFV lançou um prêmio de € 100 mil (R$ 600 mil) a ser entregue a uma empresa familiar em qualquer setor de negócios que demonstre “excelência em sustentabilidade, inovação, artesanato e a transmissão bem-sucedida de responsabilidade e compromisso de uma geração para outra”. O grupo anunciou também que o prêmio será anual. A ideia é apoiar empresas familiares do mundo inteiro, já que, de acordo com a PFV, elas são "uma parte crítica da economia global".

“As empresas familiares devem personificar os melhores valores de responsabilidade social e a face humana mais amável da livre empresa, em um momento em que a globalização e uma uniformidade bastante deprimente se tornam cada vez mais predominantes”, declarou Marc Perrin, presidente da PFV e coproprietário da família do Château de Beaucastel. “Ao anunciar este prêmio em um momento de crise internacional resultante da COVID-19, enfatizamos o pensamento a longo prazo das empresas familiares e nosso otimismo inerente ao futuro, desde que defendamos os valores certos”, concluiu Perrin.

 

Leia também:

Família Torres reduz em 30% emissão de CO2

Vinícola faz estudo para proteger abelhas

Adeus, glifosato

 

As 12 famílias da PFV disseram que queriam usar sua experiência e longa história de dedicação à qualidade de suas respectivas regiões vinícolas para incentivar outras pessoas a "continuar seu desenvolvimento independente"; provando que uma empresa familiar 'pode ser uma ferramenta poderosa para responder aos desafios sociais e ambientais de nosso tempo'.

 

As inscrições para o Prêmio PFV 2020 serão abertas online a partir de 1 de julho e fecham em 30 de outubro de 2020. A lista das cinco empresas familiares indicadas ao prêmio será anunciada em janeiro de 2021. O vencedor será divulgado em março de 2021. O júri que decidirá o resultado do concurso é formado por um membro de cada uma das doze famílias.

 

Confira os jurados:

 

Priscilla Incisa Della Rochetta - Tenuta San Guido, Itália - Fundada em 1840

Albiera Antinori - Marchesi Antinori, Itália - Fundada em 1385

Egon Müller - Egon Müller Scharzhof, Alemanha - Fundada em 1797

Príncipe Robert do Luxemburgo - Domaine Clarence Dillon, França - Fundada em 1935

Marc Perrin - Famille Perrin, França - Fundada em 1909

Paul Symington - Symington Family Estates, Portugal - Fundada em 1882

Frédéric Drouhin - Maison Joseph Drouhin, França - Fundada em 1880

Miguel Torres Maczassek - Família Torres, Espanha - Fundada em 1870

Jean-Frédéric Hugel - Famille Hugel, França - Fundada em 1639

Pablo Alvarez - Vega Sicilia, Espanha - Fundada em 1864

Philippe Sereys de Rothschild - Barão Philippe de Rothschild, França - Fundada em 1853

Hubert de Billy - Champagne Pol Roger, França - Fundada em 1849