Tecnologia contra as pragas

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Uma pesquisa da Cornell AgriTech realizada no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, revelou que robôs equipados com lâmpadas de luz ultravioleta que percorrem os vinhedos à noite estão se provando eficazes para matar míldio e oídio, dois devastadores patógenos para muitas culturas, incluindo a da uva.

 

Os robôs percorreram vinhas de chardonnay em dois campos no estado norte-americano. E os resultados, segundo David Gadoury, pesquisador associado sênior do Departamento de Patologia Vegetal e Biologia de Micróbios Vegetais da Cornell Agritech e que lidera o projeto, são promissores. “Para estas vinhas de chardonnay, temos a supressão eficaz do oídio em um período de dois anos, com tratamentos uma vez por semana”, garantiu.

 

A técnica da luz UV é um avanço contra o oídio e o mofo, que pode se adaptar a sprays químicos antifúngicos em uma única temporada, custando às empresas químicas centenas de milhões de dólares em desenvolvimento, além de impactos ambientais.

 

Os estudos em Cornell sobre o uso da luz UV para matar o oídio da vinha datam de 1991, enquanto os ensaios em cooperação com a Universidade da Flórida controlaram com sucesso o oídio em morangos em ensaios de campo nos últimos quatro anos. As colaborações com outras universidades também levaram a ensaios com abóbora, abóboras, pepinos, lúpulo, manjericão e cânhamo industrial.

 

Os pesquisadores usam lâmpadas que fornecem baixa dose de luz UV, matando o patógeno sem prejudicar a planta. A técnica também se mostrou eficaz contra o míldio e algumas pragas de insetos. A equipe da Cornell firmou uma parceria com a SAGA Robotics, da Noruega. E os primeiros robôs deverão aparecer no mercado ainda neste ano.

  

A pesquisa é apoiada por doações do USDA, do Conselho de Pesquisa da Noruega e do Instituto de Viabilidade Agrícola de Nova Iorque. O apoio também veio das empresas de iluminação OSRAM e da Asahi Glass Co..