Um parque a visitar

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

A Raimat, produtor catalão de cava, anunciou a inauguração da maior reserva natural com vinhedos da Espanha, que abrigará mais de 100 espécies diferentes de flora e fauna.

 

O Raimat Natura, parque de 700 hectares, deverá ser aberto ao público na próxima primavera e terá visitação livre e gratuita. Entre as possibilidades de passeio, trilhas para caminhadas e ciclovias percorrerão os lagos, pântanos e vinhas de Raimat, onde as práticas agrícolas são 100% orgânicas, tornaram-se um refúgio e terreno fértil para aves aquáticas e aves de rapina, algumas das quais são espécies em extinção. Um centro de visitantes está em fase final de construção.

 

A propriedade da Catalunha é um paraíso para a biodiversidade e uma das melhores áreas da região norte da Espanha para a observação de pássaros. Os visitantes podem avistar águias de Bonelli (na foto), pipas vermelhas e corsários do pântano, que praticamente desapareceram no resto da Europa, e espécies protegidas de pássaros, incluindo a garça-real e o rolo europeu, bem como lebres, raposas, lontras, patos ferruginos e cágados espanhóis.

 

“Na Raimat, conseguimos integrar o cultivo da vinha ao seu ambiente natural, respeitando os habitats e as espécies que aí vivem: proibindo a caça, cultivando organicamente, mantendo a cobertura vegetal natural e replantando habitats degradados, entre uma longa lista de outros atividades que permitem que muitas espécies diferentes vivam em harmonia na propriedade”, declarou a diretora da empresa, Joan Esteve. “Queremos abrir esse ambiente aos visitantes para que possam ter uma experiência única”, concluiu.

 

Entre a flora que se encontra na reserva encontram-se azinheiras centenárias. O parque incluirá uma série de rotas personalizadas de até 50 km de comprimento. O circuito ao redor da lagoa será adaptado às necessidades das pessoas com deficiência. Todas as rotas incluem conteúdo audiovisual sobre as espécies que ali vivem. A reserva também contará com uma avenida de castas, permitindo aos visitantes conhecer mais sobre as uvas cultivadas na Raimat.