Um vinho de outro planeta

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Doze garrafas de vinho Bordeaux e 320 videiras Merlot e Cabernet Sauvignon que estavam armazenadas na Estação Espacial Internacional estão retornando ao planeta Terra a bordo da espaçonave SpaceX Dragon. Os vinhos e videiras passaram entre 10 e 14 meses no espaço, durante os quais foram expostos à microgravidade e à radiação mais elevada do que na Terra. Após a recuperação da carga, a Space Cargo Unlimited (SCU), empresa responsável pelo projeto, pretende abrir algumas das garrafas em fevereiro, durante um evento privado, após o qual ocorrerão meses de testes químicos.

 

A SCU e as instituições parceiras CNES (Centre National d'Etudes Scientifiques, Toulouse), ISVV (Institut des Sciences de la Vigne et du Vin, Bordeaux) e ESA (Agência Espacial Europeia) avaliarão as mutações biológicas que ocorreram nas plantas expostas a essas condições, comparando-as a amostras que permaneceram no planeta Terra.

 

Um dos projetos, denominado CANES, visa avaliar como as vinhas lidam com o stress e como podem se adaptar às mudanças provocadas pelas alterações climáticas. Também será usado para explorar novas “estratégias de defesa” em relação a doenças como o míldio, disse a CSU.

 

Ambos os conjuntos de vinhas foram armazenados no escuro com o mesmo nível de umidade (70% / 80%) e temperatura (entre 0,5 a 8 ° C).

 

Enquanto isso, o vinho tinto, proveniente de um produtor desconhecido de Bordeaux, foi armazenado no espaço por 12 meses em cilindros de metal para proteger as garrafas. As garrafas serão comparadas com amostras deixadas na Terra que foram armazenadas na mesma temperatura (18 ° C). A equipe vai avaliar se o aumento dos níveis de radiação e microgravidade influenciou as reações químicas que ocorrem dentro da garrafa de vinho conforme ela envelhece.

 

Chamado de CommuBioS, o projeto estudará como a microgravidade afeta a sedimentação e a dispersão de bolhas e examinará se as condições levaram ao desenvolvimento de metabólitos secundários, coloides e polifenóis no vinho.

 

Ambos os projetos fazem parte de uma série de experimentos relacionados ao vinho, conhecidos como Mission WISE.