Vinícola faz estudo para proteger abelhas

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Abelhas ameaçadas de extinção ganharam um importante aliado na luta pela sobrevivência. A vinícola chilena Viña Aresti realizou, no Vale do Curicó, um estudo para entender e proteger a espécie bombus dahlbomii.

 

A pesquisa foi realizada em conjunto com a Universidad Católica de Maule e começou em outubro do ano passado. A espécie, nativa da América do Sul, está próxima da extinção, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

 

“Com este estudo, pretendemos agregar valor aos nossos produtos e reforçar nosso papel como um dos principais produtores de vinho no vale do Curicó, protegendo e conservando a biodiversidade de ambas as espécies vegetais e plantas. as abelhas nativas associadas nos campos ", revelou Matías Rivera, gerente geral da Aresti.

 

O estudo tinha como objetivo entender os hábitos das abelhas, levando em consideração as áreas em que a vinícola atua. Como resultado, a Viña Aresti irá apostar nas plantas que as abelhas mais visitaram, a fim de manter intacta a rotina dos insetos.   

 

O Dr. Víctor Monzón, do Departamento de Ciências Biológicas e Químicas da Universidade Católica del Maule, acrescentou: “Como as abelhas nativas são indicadores biológicos, podemos dizer que os ambientes estudados são saudáveis, pois encontramos espécies em todas as áreas de estudo”, finalizou.