Xerez faz bem ao coração

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

Um estudo da Universidade de Barcelona descobriu que o consumo moderado de xerez pode ajudar a restaurar artérias danificadas. A doença arterial coronariana, a forma mais comum de doença cardíaca, é causada pelo acúmulo de depósitos de colesterol nas paredes das artérias, um processo conhecido como aterosclerose. Pode levar a ataques cardíacos e derrames. O estudo relaciona um consumo moderado do fortificado espanhol à redução da pressão arterial e à restauração da função arterial.

 

O estudo foi publicado na Clinical Nutrition. E sustenta que os polifenóis do xerez, fortificado feito de uvas brancas e envelhecido por pelo menos três anos, contribuíram para a saúde cardiovascular. Os pesquisadores de Barcelona conduziram um estudo controlado e randomizado com 38 voluntários do sexo masculino de um centro de atenção primária local, com idades entre 55 e 80 anos. Todos os participantes bebiam álcool moderadamente e tinham três ou mais dos seguintes fatores de risco: fumante ativo, hipertensão, alto baixo colesterol de lipoproteína de densidade (LDL), colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), obesidade e / ou história familiar de doença cardiovascular. Do total de participantes, 92% foram classificados como obesos, 71% como hipertensos, 23% como diabéticos tipo 2 e 13% como fumantes.

 

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos de intervenção diferentes. Ambos os grupos receberam 30 gramas de etanol (aproximadamente o equivalente a duas taças de vinho) por dia, na forma de xerez ou gim por três semanas, seguido por um período de duas semanas em que os voluntários foram convidados a não consumir álcool. Os pesquisadores também monitoraram a dieta por meio de registros alimentares e ligações semanais.

 

Os resultados foram medidos de várias maneiras. Antes e depois do período de três semanas de consumo de álcool e duas semanas, uma enfermeira mediu a pressão arterial e coletou amostras de sangue e urina para determinar os efeitos da ingestão de álcool. Os pesquisadores estavam procurando no sangue a expressão de células progenitoras endoteliais (EPCs), que atuam como um mecanismo de defesa ao se anexar às paredes das artérias danificadas e reparar e restaurar sua função. O consumo total de vinho foi medido através das concentrações de ácido tartárico encontradas nas amostras de urina.

 

Os resultados mostraram um aumento de 40 por cento na expressão de EPC após a ingestão de xerez, enquanto os bebedores de gim não mostraram nenhum efeito significativo. Os participantes do grupo do vinho também viram os valores da pressão arterial sistólica e diastólica diminuir em 3 por cento e 4 por cento, respectivamente. O grupo do gim viu efeitos muito diferentes, com um aumento de 0,7 por cento no colesterol total e um aumento de 10 por cento no colesterol LDL.