Estamos em Londres. E viva España

Washington Olivetto revela seus endereços prediletos de cozinha ibérica na cena gastronômica londrina

Fotografia: Divulgação
Washington Olivetto

Washington Olivetto

De 2017 pra cá, surgiram uma porção de magníficos restaurantes espanhóis em Londres. Desde lugares elegantes e ritualescos, como os mais estrelados restaurantes de Barcelona, Madri e San Sebastian, até despojadíssimos bares de tapas, que não ficam nada a dever aos melhores botequins da Espanha.

Como a comida dos bons bares de tapas é tão deliciosa quanto a dos restaurantes mais afetados, mas custa bem menos, elegi os meus três favoritos para indicar aos leitores de GULA que pretendam desfrutar Londres no sentido espanhol do termo.


Dos três melhores bares de tapas de Londres, o meu favorito é o Sabor, que fica em Mayfair, na região da Heddon Street, lugar repleto de bons restaurantes, como o Heddon Street Kitchen, do badalado Gordon Ramsay.

O Sabor, situado nos números 35-37 da Heddon, é um bar de tapas que no primeiro andar serve croquetas, queijo fresco com trufas negras, lagostas, chipirones, arroz negro e outras delícias, preparadas pela chef Nieves Barragán. O Sabor não aceita reservas e atende as pessoas por ordem de chegada, mas dizer que é meu amigo ajuda um pouco pra conseguir uma cadeira encostada no balcão, porque frequento o lugar faz tempo e sou amigo do pessoal da cozinha. O Sabor é um botequim com uma estrela Michelin e, no segundo andar do seu prédio, no final da escada, você encontra o El Assador, com mais cara de restaurante e menos jeitão de botequim, que aceita reservas e prepara carnes incríveis, com receitas criadas ou recriadas pela Nieves.

Outro bar de tapas que me encanta em Londres, também com estrela Michelin, é o Barrafina (fotos), localizado nos números 26-27 da Dean Street, no Soho. O Barrafina serve uma seleção de pratos de Maiorca e da Catalunha, incluindo uma sensacional pizza mallorquina; também não aceita reservas, e seus banquinhos na frente do balcão, antes do almoço, e no início da noite, são disputados a tapa. Curiosamente, os donos do Barrafina não são espanhóis, são os ingleses Sam e Eddie Hart, que amam bares de tapas espanhóis e adoram lugares onde o frequentador possa ver os peixes e legumes frescos e a comida sendo preparada.

Meu terceiro bar de tapas favorito em Londres, também com estrela Michelin, é o José, um bar de jerez e tapas, que fica no número 104 da Bermondsey Street.

O José serve maravilhas como as patatas bravas, e o pisto com ovo de pato crocante, e ferve de gente diariamente, desde o meio-dia, quando abre, até as dez e meia da noite, quando fecha. Faz tanto sucesso que acaba de ser convidado para abrir uma filial no prédio da The Royal Academy of Arts. José, que se chama José Pizarro, aceitou. E agora, José? Que responsa.

Os três bares de tapas que eu recomendei servem também magníficas sobremesas, mas para os postres, como diriam os espanhóis, a minha recomendação é outra: o Cakes & Bubbles, no número 70 da Regent Street.

O Cakes & Bubbles é uma criação do Albert Adrià, que durante muitos anos foi o responsável pelas sobremesas do restaurante El Bulli, do seu irmão Ferran Adrià, em Barcelona, considerado o melhor restaurante do mundo.

O Cakes & Bubbles harmoniza diferentes sobremesas com diferentes champagnes, e desde que foi lançado virou uma sensação em Londres.

Muita gente reserva um restaurante para jantar e o Cakes & Bubbles para a sobremesa.

Pra quem vai a um bar de tapas, garanto que essa combinação do genuinamente simples com o verdadeiramente sofisticado funciona muitíssimo bem.

Believe me.