Com mais de 1 milhão de estabelecimentos em atividade, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de food service no Brasil deve passar por transformações profundas em 2025, impulsionadas por novas tecnologias, demandas crescentes por parte dos consumidores e maior pressão por sustentabilidade. É o que apontam dois relatórios divulgados, respectivamente, por duas fontes do segmento de food service: o consultor de inovação Pedro Bello, da Coolinary, e a Natural Bot, plataforma dedicada a inovar o atendimento no setor.
Para Rafael Coffani, cofundador da Natural Bot, a integração entre tecnologia e criatividade será essencial para o sucesso neste ano. "Estamos em um momento de convergência entre inovação tecnológica e mudanças comportamentais do consumidor", afirma. “Os desafios incluem atender a um público cada vez mais exigente, que valoriza tanto a experiência personalizada quanto a responsabilidade social”.
Confira a seguir as principais tendências detectadas por esses dois relatórios.
1: Conveniência e praticidade
Seguem ganhando espaço os alimentos práticos e soluções rápidas, como refeições prontas e produtos que simplificam a vida.
2: Saudabilidade 2.0
Cresce a busca por comida que faça bem para o corpo, a mente e a alma, com ingredientes funcionais e benefícios reais, respaldados pela ciência.
3: Pequenos Prazeres
Lanches e refeições “premium” e sobremesas artesanais têm importância para os consumidores que buscam um respiro para a correria do dia-a-dia.
4: Sabores Surpreendentes
Valorização de usos e misturas inusitadas de ingredientes, influências de culturas gastronômicas diferentes e texturas surpreendentes.
5: Criatividade sem limites
Num mundo com cada vez mais “foodies” e influenciadores digitais, o aspecto visual e o storytelling são quase tão importantes quanto o sabor de um prato.
6: Formatos disruptivos de operação
Experiência com eficiência: o presente e o futuro da gastronomia estão nas dark kitchens, nos food halls e modelos híbridos de operação que entregam mais (e melhores) resultados com menos recursos.
7: IA na cozinha
A inteligência artificial já é uma realidade nas cozinhas profissionais. Você pode estar comendo receitas criadas por robôs (e nem sabe), que são capazes de otimizar operações.
8: Alimentação personalizada
A tecnologia é também uma aliada do consumidor, na hora de criar uma dieta sob medida e na pesquisa de produtos adaptados ao estilo de vida e até ao DNA de cada pessoa.
9: Especialização do DIY
O “faça você mesmo” (na tradução livre da expressão “do it yourself”, do inglês) se traduz na comercialização de kits premium de utensílios e ingredientes e de tutoriais detalhados para que consumidores comuns sintam-se verdadeiros chefs em casa.
10: Mudanças climáticas e sustentabilidade
Ser sustentável não é mais um diferencial: agora é obrigação. Estão à frente das demais as marcas cujo impacto ambiental é positivo e que trabalham a redução de desperdício – como é o caso de plataformas digitais que fazem a conexão entre os consumidores e os restaurantes e padarias para que negociem com desconto itens perto do vencimento.
Fontes: Coolinary e Natural Bot