Mocktails: sem álcool, mas com bossa

Movimento que propaga o consumo dos coquetéis sem álcool chega a 40 bares de nove cidades começa nesta quinta (23) e dura um mês

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Um levantamento realizado em abril passado pela plataforma de pesquisas de consumo Mindminers, com 3.000 pessoas no Brasil, revelou que a Geração Z e os Millenials estão consumindo menos bebidas alcoólicas (57% cada uma) em relação às gerações anteriores, no caso, Geração X e Boomers, que aparecem, respectivamente, com 67% e 65%. No tikTok, por exemplo, a hashtag #mocktails ultrapassou 1 bilhão de visualizações. A palavra “mocktail” vem da junção dos termos em inglês mock (imitação) e cocktail (coquetel). Refere-se à simulação de um coquetel com álcool.

Em consonância com essa tendência, portanto, é oportuno o lançamento no Brasil do “Mocktail Movement”, promovido pela Monin, marca que é líder mundial na fabricação de xaropes, purês de frutas e produtos inovadores para bebidas. A ideia do Mocktail Movement é promover a cultura dos mocktails, os coquetéis sem álcool. A ação começa nesta quinta, 23 de maio, e dura um mês.

 “O preparo de um mocktail exige técnica para o preparo, equilíbrio nas combinações, aroma, sabor e textura”, diz Rafael Pizanti, mixologista e gerente de inovação em bebidas da Monin Brasil.

Confira a seguir a relação dos 40 bares que já aderiram ao Mocktail Movement no Brasil:

Belo Horizonte: Bença Bençoi, :Piratas BBQ e Seu Bias.

Brasília: Authoral Cozinha e Izzi Wine Garden.

Curitba: Continental Cocktails, Duq Gastronomia, Feér Restaurante, Ginger Bar e Officina Restô Bar.

Fortaleza: Cervejaria Turatti

Goiânia: Briga De Galo, Famu Restaurante e Enttres Cocina.

Recife: Cais Rooftop, Omar Restaurante, Ponto Cego Speakeasy, Ruffo e Voar Restaurante.

Rio de Janeiro: Adega Santiago, Bistrô do Mato, Etta Bar, Masi e Nosso Ipanema.

Salvador: Purgatório Bar e Zuuk Sushi.

São Paulo: Bar do Cofre, Bar dos Cravos, Caledonia Bar, Cariri Cocktail, Cauli Bar, Cozinha 212, Fortunato Bar, Koya 88, Mundo De Betsy, Olivio Bar, Papaya Café, Sub Astor, Sub Astor Paulista, Sylvester Bar e Trinca Bar.