Armand de Brignac: o champanhe do rapper Jay Z (e da LVMH)

Elaborada há treze gerações pela mesma família, a bebida está disponível novamente no Brasil

Redação

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Produzido pela família Cattier, que também elabora rótulos com o próprio nome da Maison, o champanhe Armand de Brignac tem como sócio e entusiasta o rapper americano Jay Z. Em 2021, ele ganhou como parceira a Maison de luxo Louis Vuitton Möet Hennessy (LVMH), que adquiriu 50% da marca. A presença da LVMH é uma boa notícia aos consumidores de champanhe no Brasil, já que relança a marca no país – a Armand de Brignac esteve presente por um breve período, a partir de 2017, pelas mãos de outra importadora.

A família Cattier mantém vinhedos e elabora champanhe na região francesa de Champagne desde 1763, ou seja, há treze gerações. A marca Armand de Brignac foi criada em 2000, com o objetivo de levar ao mercado um champanhe elaborado a partir de um trio de vintages dos terroirs de maior renome daquela região, que resulta em um cuvée prestige. Em 2006, o rapper Jay Z exibiu uma garrafa da marca no clipe "Show Me What You Got” e, em 2014, comprou a grife.

O assemblage compõe-se de pinot noir (40%), chardonnay (40%) e pinot meunier (20%), de diferentes anos (vintages). Tem aroma com notas cítricas e de frutas como pêssego e damasco, além de um paladar com notas de cereja, limão, baunilha e mel. O período de um ano que o licor de expedição passou envelhecendo em carvalho francês entrega toques tostados.

O preço médio ao consumidor é de R$ 3.500,00.