Um dos bares gastronômicos mais movimentados e badalados de Curitiba, o TAJ, acomoda mais de 250 clientes e agora aposta no crescimento do mercados de whiskys. Segundo dados do instituto Bridge Market Research, espera-se que o mercado do destilado alcance US$ 98,48 bilhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta de 5,56% entre 2024 e 2031.
Com olho nesta tendência, o bar que já conta com a consultoria do mixologista Pablo Moya para desenvolver seus coquetéis, ampliou sua carta de whiskys para 130 rótulos e todos podem ser pedidos em formato de degustação (25ml.). “Aproveitamos o conhecimento do Pablo Moya para montar as réguas de degustação temáticas e criar o material informativo que acompanha cada taça”, disse Gustavo Ferreira, um dos sócios do TAJ.
Como o bar tem dimensão e ocupação grandes, a experiência de degustação foi pensada para que o consumidor possa se auto guiar com os whiskys escolhidos. Ao pedir uma régua com três copos, chegam à mesa, além do card com a imagem da garrafa e as informações sobre o rótulo escolhido, um kit com conta-gotas de água (para testar o whisky com leve diluição), lâminas de maçã verde e biscoito (para limpar o palato) e grãos de café (para o olfato).
“Com a casa cheia seria muito difícil cada atendente levar a garrafa à mesa e explicar cada um dos rótulos. Com os cards conseguimos dar toda a informação necessária, com agilidade e informalidade”, comentou Pablo Moya, que ainda reforça a ideia de democratizar o consumo do destilado mas sem perder a técnica e a didática.
Entre as réguas temáticas pré-definidas na carta pode-se provar a “Riqueza em Sherry” (R$ 98, doses de 25ml de cada rótulo), com whiskys que mostram a influência do estágio em barris vindos de Jerez (Tamnavulin Sherry Cask, Aberlour 12Y Double Casa e Glenmorangie Lasanta 12Y), o acessível “Introdução aos Blends Clássicos” (R$ 49), com doses de Dewar’s 12Y, Old Parr 12Y e Chivas Regal 12Y. Para os aficcionados pelos whiskys turfados (defumados), há o flight “Intensidade Defumada” (R$ 138), com doses de Laphroaig 10Y, Port Charlotte 10Y e Talisker 10Y. Também é possível montar seu flight conforme gosto e curiosidade; para cada um dos 130 rótulos foi confeccionado o card com imagem da garrafa e informações sobre notas sensoriais e curiosidades.
Fotos: Kauana Bechtloff