Crítica de Restaurante: Dasian

Fotografia: DR
Josimar Melo

Josimar Melo

No Brasil não podemos nos queixar de ausência de restaurantes japoneses (dos quais estamos muito bem servidos em quantidade e qualidade) ou chineses (estes, menos brilhantes, mas bem presentes). No entanto, existe ainda todo um universo na cozinha asiática que por aqui é pouco explorado. O novo restaurante Dasian, em São Paulo, tenta suprir em parte esta carência.

 

Como o próprio nome sugere, a casa apresenta um cardápio que tenta brindar diferentes culturas do Oriente, embora não consiga escapar de ter, como estrelas, representantes das duas cozinhas mais populares: o sushi japonês, e o pato de Pequim.

 

O comando da cozinha está a cargo do chef Flavio Miyamura. Depois te ter um restaurante autoral onde combinava diversas influências, inclusive brasileiras, o Miya, ele se dedicou, até a pandemia, a um restaurante – o Extasia – onde se inclinou mais para as cozinhas de sua origem (sua família tem origem japonesa, e a de sua mulher, coreana).

 

No novo empreendimento, a China aparece com mais força – como atestam, na vidraça da cozinha, as peças de pato laqueado penduradas como se veria em Pequim ou nas Chinatowns de várias cidades.

 

A decoração do ambicioso espaço é moderna, com referências ao Oriente no mobiliário e na decoração, distribuídas pela enorme área dividida entre um bar e lounge na entrada (onde são servidos drinques suntuosos) e o salão – tudo com vista envidraçada para a praça que une um edifício comercial e um teatro no trecho mais suntuoso do bairro do Itaim-Bibi. A iniciativa foi dos empresários Jair Coser (ex-Fogo de Chão, hoje proprietário da rede de churrascarias Corrientes 348) e seu filho Angelo.

 

Como é característica do trabalho do chef, o menu tem intervenções autorais e moderna apresentação, mesmo quando homenageia pratos tradicionais. O cardápio tem entradas frias (como o tataki de carne wagyu e o shisso com atum e foie gras) e quentes (caso do wrap de alface com pato). Os sushis são cuidadosos, e vão dos mais tradicionais (atum gordo, robalo) a especiais, como o de centolla trufada ou de wagyu com foie gras.

 

Com origem chinesa, há uma seção de dim sum (os pasteizinhos no vapor), que podem ter recheios como porco e nira, camarão com molho de manga, rabada. Outro departamento contempla os pãezinhos bao, populares na China, Coréia e outros pontos da região –no Dasian, são oferecidos com recheios como de porco com kimchi, ou de foie gras e pato.

    

Homenageando Tailândia, China, Coreia, Japão, os pratos principais vão do pad thai de frutos do mar à lula com vegetais e Gochujang (pimenta coreana); a opções de carne bovina e suína, como a costela de porco com misso e o cordeiro com molho hoisin.

 

    

Mas sem dúvida a opção mais vistosa é o pato laqueado (ou sua versão suína, o porco de Pequim), prato trabalhoso e que dificilmente vemos no Brasil com preparo tão cuidadoso quanto aqui. Sua pele brilhante e fina vem crocante, e as finas fatias de carne e pele são montadas pelo próprio cliente em finas crepes onde se adicionam molho, pepino e alho-poró.

 

    

As sobremesas são leves, como mostram o creme de tofu com chocolate branco e o crème brûlée de matcha, ajudando a acalmar o paladar depois de uma refeição cheia de emoções.

 

 

DASIAN – MODERN ASIAN CUISINE

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732, térreo, São Paulo.

Tel. 011 5182-4552

dasian.com.br