Seis países, uma safra, uma boa conversa

Enólogos de Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia fazem encontro on-line para comentar a colheita de 2021 no continente

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

No dia 14 de julho, às 19 horas, enólogos de seis países vão se reunir em um encontro on-line inédito. É o Directo Del Viñedo – Vendimia 2021 en Latinoamerica, um painel no qual os doze profissionais, ligados às respectivas associações de enólogos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, vão falar a respeito das características da safra 2021 na América do Sul e também mostrar a diversidade e a qualidade da produção. Para assistir ao evento, que é aberto aos apreciadores de vinho em geral, basta acessar o canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, a partir das 19h (horário de Brasília).

A proposta, além de fortalecer e promover a vitivinicultura latino-americana, Se por um lado o encontro oportunizará a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dará subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio da Fermentis by Lesaffre, que desenvolve, produz e comercializa leveduras inovadoras enológicas.

O enólogo uruguaio Fernando Pettenuzzo, coordenador do grupo G4, que reúne Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, será o mediador das conversas, que vão abordar também aspectos como as peculiaridades de cada terroir. Com a chegada de Peru e Bolívia, vislumbra-se a formação do G6 – Grupo de Enólogos de Latino-américa. “Pela primeira vez na história, integrantes do setor vitivinícola latino-americano e amantes do vinho terão a possibilidade de interagir com profissionais de seis países e conhecer em primeira mão informações de como se deu a vindima 2021”, enfatiza Pettenuzzo.

Com relação à safra 2021 no Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e um dos dois representantes do país no encontro, o enólogo André De Gasperin, antecipa que a safra 2021, de forma geral, reuniu qualidade – em virtude do trabalho dos técnicos no campo e na adega – e grande volume, graças à brotação uniforme e as poucas chuvas verificadas no período de floração. Mesmo com suas particularidades, as 26 regiões produtoras em dez estados colheram uvas sadias e no ponto de maturação adequado à elaboração de cada vinho. “O mercado pode aguardar por rótulos com grandes atributos”, garante André De Gasperin.

SERVIÇO

Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica

14 de julho de 2021, 19h

Canal da ABE no Youtube