A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) segue fortalecendo sua relação com o Brasil, um dos seus principais mercados de exportação, destacando a crescente afinidade entre os vinhos portugueses da região e o consumidor brasileiro.
Depois da presença na Prowine São Paulo e da organização de provas coletivas no Rio de Janeiro e em Florianópolis, este mês (novembro), a CVRVV intensifica sua atuação com o mercado brasileiro, com uma nova agenda de atividades especialmente pensadas para profissionais do setor.
Entre os dias 9 a 13 deste mês, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes recebeu um grupo de sommeliers e chefs de cozinha brasileiros para oferecer uma série de experiências enogastronômicas. Do grupo fazem parte Bárbara Frazão, proprietária e chef do Afeto, e Lionildo Silva, sommelier do Dom Francisco, ambos restaurantes de Brasília; Bruno Gonçalves e João Rocha, chef e sommelier do Rancho Açoriano, restaurante de Florianópolis; Katia Barbosa, chef do Sofia, restaurante tradicional no Rio de Janeiro, acompanhada de seu sócio Ivan Brito; e, ainda, uma dupla do famoso grupo Mocellin, Luiz Caumo (diretor executivo) e Leidson Souza (head sommelier). A visita contempla degustações, encontros com produtores, imersão nos terroirs e vivências que aprofundam o conhecimento e a valorização dos Vinhos Verdes entre os profissionais da gastronomia no Brasil.
Já em 19 de novembro, a cidade de Brasília será palco de uma masterclass e coquetel com Vinhos Verdes premiados e para um grupo restrito de convidados do on e off trade, bem como jornalistas e influencers. A ação irá decorrer na Embaixada de Portugal, em um ambiente que valoriza a diplomacia cultural e os laços históricos entre Portugal e Brasil, e será conduzida pelos especialistas Alexandre Lalas (editor da Gula) e Eugénio Oliveira (editor da Vinum Brasílis).