A festa dos quiosques à beira-mar

8ª edição da premiação Sabores da Orla reúne mais de 150 quiosques nos calçadões no Rio de Janeiro

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

De 1º de julho a 31 de julho, mais de 150 quiosques da orla da cidade do Rio de Janeiro, do Leme ao Pontal, passam a competir na oitava edição do Prêmio Sabores da Orla. Os estabelecimentos concorrem em seis diferentes categorias: Prato Estrela, Pastel do Pódio, Rei do Petisco, Sanduba do Mestre, Sobremesa dos Sonhos e Caipi das Caipis by Smirnoff. A seleção técnica dos finalistas será feita pelos profissionais do Senac RJ e os vencedores serão escolhidos por um júri liderado pelo chef João Diamante, embaixador oficial do festival.

Nesta edição, uma novidade é a inserção do tema “Sustentabilidade” como novo critério de avaliação, que passa a valer até 1 ponto dos 10 totais. A pontuação técnica considera o uso de ingredientes sustentáveis, o apoio a pequenos produtores, o aproveitamento de insumos e o combate ao desperdício.

Além da pontuação do júri técnico, o público poderá votar em seus pratos preferidos no site oficial do festival (saboresdaorla.com.br), com exceção da categoria Prato Estrela, que será definida exclusivamente pelo júri.

Entre os concorrentes do Prato Estrela estão, por exemplo, o polvo levemente grelhado, acompanhado de um duo de batatas, finalizado com vinagrete de frutas vermelhas, do Mureta do Leme (R$ 99,00) e o arroz de moquequinha (frutos do mar servidos sobre arroz aromático envolto em dendê, leite de coco e ervas frescas, R$ 99,00), do Clássico Beach Club Ipanema.

Os vencedores serão revelados no dia 4 de setembro.

Serviço:
8º Prêmio Sabores da Orla
De 1º a 31 de julho
Onde: quiosques participantes da Orla Rio
Anúncio dos vencedores: 4 de setembro
Mais informações: saboresdaorla.com.br