A vez do azeite

Instituto italiano traz cursos de azeites para o Brasil

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Com produtores que já somam mais de 100 prêmios em concursos internacionais e tido como o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, o Brasil vai receber três eventos promovidos pela organização italiana IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari), respectivamente em São Paulo e Porto Alegre, voltados tanto para profissionais quanto para os consumidores. Sediado em Parma, na Emilia-Romagna (Itália), o IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida.

Entre os dias 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União, Porto Alegre recebe a turma inicial do curso de Sommelier Internacional de Azeites. Na semana seguinte, entre 25 e 28 de julho, o curso será ministrado em São Paulo, no Centro Paula Souza. Com um total de 25 vagas por turma em cada cidade, o curso pode ser feito tanto por profissionais da área de gastronomia quanto por interessados em geral.

No curso, o participante aprenderá como atestar e avaliar a qualidade de azeites, indicar a mais correta opção ao consumidor e, ainda, transformar custos em oportunidades de lucro em pontos de venda e em restaurantes. Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante poderá obter, entre outras coisas, diploma e um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no Registro Internacional de Experts de Azeite de Oliva. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições. “O azeite é um dos alimentos mais difíceis, trabalhosos e competitivos para se colocar no mercado. Por isso, é muito necessário formar pessoas que apoiem produtores e consumidores brasileiros na busca por melhor qualidade e frescor para esse segmento”, diz Mauro Martelossi.

Chefe de painel de avaliação

Mais adiante, de 12 a 15 de setembro, o ciclo de ações do IRVEA se encerrará com o inédito curso de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites, apenas em São Paulo, no período, no Centro Paula Souza. Destinado a sommeliers de azeite e profissionais do segmento alimentício, o curso oferece também 25 vagas e 30 horas de carga horária , nas quais o programa versará a respeito da constituição, direção e gestão de um painel de avaliação oficial neste segmento. 

Ainda sem data definida, o IRVEA prevê realizar um concurso internacional de azeites para selecionar os melhores rótulos da América do Sul.

Serviço:

Informações: www.irveabrasil.com.br