As eleitas

Fotografia: reprodução da internet
Redação

Redação

O Institut National de l’Origine et de la Qualité (INAO) aprovou formalmente o uso de seis novas variedades em Bordeaux que foram propostas pela primeira vez em 2019. O órgão regulador da agricultura francesa deu o sinal verde para a utilização de quatro novas castas tintas - Arinarnoa, Castets, Marselan e Touriga Nacional (na foto) - e duas brancas - Alvarinho e Liliorila - com plantações autorizadas para este ano.

 

As variedades foram apresentadas por vinicultores nos AOCs de Bordeaux e Bordeaux Supérieur no verão de 2019 como um meio potencial de lidar com diferentes ciclos de crescimento e períodos de amadurecimento em face às mudanças climáticas.

 

Cientistas em Bordeaux analisaram 52 variedades para uso futuro antes de decidirem pelas seis aprovadas, que foram consideradas particularmente adequadas pela capacidade de lidar com o estresse hídrico e por serem de maturação posterior.

 

Quando os plantios começarem, as novas variedades serão limitadas a apenas 5% da área de superfície total de uma propriedade e não mais do que 10% da mistura em tinto ou branco.

 

Estas novas variedades ficarão ao lado das variedades já permitidas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Carménère, Petit Verdot para tintos - e Sémillon, Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris, Muscadelle, Colombard, Ugni Blanc, Merlot Blanc e Mauzac para brancos.