Champanhe, Arte e Caridade

Fotografia: Divulgação
Alexandre Lalas

Alexandre Lalas

A entidade beneficente Victoire de la Dignité e a Maison de Champagne Pierre Morlet lançaram uma linha de garrafas da bebida cujos rótulos foram desenhados por artistas ucranianos. Os lucros provenientes com a venda da coleção serão destinados ao Hospital Clínico Militar Principal do Ministério da Defesa da Ucrânia e a outros hospitais militares móveis do país.

 

A coleção limitada engloba 2.388 garrafas com rótulos baseados nas obras de seis importantes artistas ucranianos e champanhe da safra 2015, envelhecido sobre as borras por mais de 6 anos, composto por 85% de Chardonnay e 15% de Pinot Noir, todas colhidas nos vinhedos Premier e Grand Cru da casa.

Os artistas convidados

 

Oleksii Apollonov

Oleksii Apollonov estudou na Academia Nacional de Belas Artes e Arquitetura. Participa de projetos de exposições, inclusive internacionais, desde 1987. É membro da União Nacional de Artistas da Ucrânia, da associação de artistas "БЖ-АРТ" e um dos membros fundadores do grupo criativo "Blue October". Suas obras podem ser encontradas no Museu Nacional "Kyiv Art Gallery", no Museu Regional de Arte de Zaporizhzhia e em muitas coleções particulares na Ucrânia, Alemanha, França, Hungria e EUA.

 

 

Mykola Bilous

Mykola Bilous é o inventor do método original de harmonizar as cores por meio da inversão. A essência da técnica é que primeiro é criado um fundo especial: uma mistura de vermelho, azul e amarelo em proporções iguais, o que remove o contraste de cores. Em seguida, de acordo com o princípio da complementaridade, outras cores são aplicadas ao solo com uma camada transparente. Essa técnica se assemelha à caligrafia colorida: ela não pode ser corrigida, copiada ou falsificada. Suas obras podem ser encontradas em coleções de 25 países.

 

 

Olena Pryduvalova

Olena Pryduvalova estudou no Kyiv State Art Institute. Foi laureada no concurso "Outstanding Artists of Ukraine". Olena tem participado de projetos de exposições nacionais e internacionais desde 1987. Membro da associação de artistas "БЖ-АРТ" e da União Nacional de Artistas da Ucrânia. É ainda uma das fundadoras do grupo criativo "Blue October". Suas obras são mantidas no Museu de Arte Regional de Zaporizhzhia, na Galeria Nacional de Arte (Washington), no Centro J. Soros de Arte Contemporânea da Academia Nacional de Arte, na coleção da Universidade de Chicago, bem como em muitas coleções particulares na Ucrânia, nos EUA, no Canadá, na Polônia, na Hungria, na Grécia, na Alemanha, na Grã-Bretanha, na Suécia, na Croácia e no Japão.

 

 

Maryna Skugareva

Maryna Skugareva participa regularmente de exposições de arte contemporânea em Kiev, Varsóvia, Basiléia, Berlim e Odense. As obras de Maryna fazem parte da "nova onda", que conectou a arte ao pós-modernismo, renovando a arte tradicional ucraniana por meio de sua estética. Ela encontra beleza e sensualidade no comum e as enfatiza, revelando as propriedades ocultas dos objetos, com a ajuda das quais transmite o estado necessário.

 

 

Oleksandr Sukolit

Oleksandr Sukholit é um escultor, artista gráfico e pintor ucraniano que pertence à "nova onda". Suas obras estão armazenadas no "Art Arsenal", no centro "Chocolate House", no museu nacional "Kyiv Art Gallery", no espaço de arte "Edem Resort Medical & SPA", no Museu Nacional de Arte da Ucrânia (Kiev), na Reserva Nacional "Sofia Kyivska" e em muitos outros museus nacionais e particulares da Ucrânia, bem como no Tama Art University Museum (Tóquio, Japão), na Westing Gallery (Odense, Dinamarca), no museu da cidade de Varaždin (Croácia), na Stedley Art Foundation (Ucrânia), em coleções particulares na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos, na Bélgica, na Suécia, na Dinamarca, na Suíça, na Hungria, na Croácia, na Alemanha, no Canadá e na Ucrânia.