De 24 a 30 de outubro, a cidade de São Paulo sedia a 11ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, festival gastronômico realizado pelo Consulado Geral da Itália São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina.
Nesses sete dias, vinte chefs de restaurantes da capital receberão vinte chefs italianos. Juntos, eles vão executar menus a partir do uso de ingredientes regionais italianos – a Itália tem ao menos 300 produtos agroalimentares com selos de indicação geográfica e/ou denominação de origem. Os vinte menus têm a refeição dividida em quatro etapas e oito receitas: dois antipasti, dois primi piatti (primeiros pratos), dois secondi piatti (segundos pratos) e dois dolci (sobremesas). O cliente escolhe um de cada grupo no jantar (quatro etapas) ou pode apostar num circuito mais econômico no almoço (três etapas), optando entre um primo e um secondo. Cada estabelecimento representará uma região distinta.
Entre os profissionais convidados para esta edição, há cozinheiros que comandam casas premiadas pelo Guia Michelin. Roberto Cerea (foto), por exemplo, está à frente da cozinha do três estrelas Da Vittorio, em Bergamo (Lombardia). Giovanni Vanacore, do Rossellinis Palazzo Avino, em Ravello (Campania); Caterina Ceraudo, do restaurante Dattilo, em Strongoli (Calabria); e Alessandro Di Gennaro, que trabalha ao lado do irmão Stefano, no Quintessenza, em Trani (Puglia), lideram restaurantes com uma estrela.
Especialmente para esta edição haverá o reforço de um 21º integrante: o chef Claudio Rocchi, do Lazio, que irá participar de atividades culturais abertas ao público em instituições como Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi-Morumbi, ETEC e Instituto Italiano di Cultura, incluindo aulas e palestras.
Entre as receitas clássicas, estão preparos como carpaccio veneziano (finas fatias de carne bovina e folhas da estação) e tagliatelle alla bolognese (receita original com massa fresca e ragu de carnes mistas). Criações menos comuns por aqui também podem ser encontradas, a exemplo do fegatini al vinsanto con gelatina di albicocche (patê de fígado de galinha ao vinho com gelatina de damasco), da Toscana, e do baccalà, ceci e cedri canditi (bacalhau com grão de bico e cedro cristalizado), da Calabria. Na seção de clássicos revisitados há cappellacci cacio e pepe (massa fresca recheada no momento do pedido, com creme de queijo pecorino e pimenta-do-reino), do Lazio, e cannolo scomposto (mil-folhas preparado com a massa e o recheio do cannolo de ricota e laranja), da Sicilia.
Confira a relação de regiões, restaurantes participantes e chefs convidados:
ABRUZZO: VINARIUM
Clemente Maiorano – CLEMENTE, de Sulmona (Aquila)
BASILICATA: DUE CUOCHI
Nicola Stella – PALAZZO GATTINI, de Matera
CALABRIA: FELICE E MARIA
Caterina Ceraudo – DATTILO, de Strongoli (Catanzaro)
CAMPANIA: PICCHI
Giovanni Vanacore – ROSSELLINIS PALAZZO AVINO, de Ravello (Salerno)
EMILIA-ROMAGNA: MAREMONTI
Maurizio Morini – ANTICO BORGO, de Tabiano Castello (Parma)
FRIULI-VENEZIA GIULIA: PISELLI
Luca Bidinost – OSTERIA TURLONIA, de Fiume Veneto (Pordenone)
LAZIO: SUPRA DI MAURO MAIA
Eleonora Masella – LA CREDENZA, de Marino (Roma)
LIGURIA: LIDO
Giacomo Campodonico – TRATTORIA L’ULIVO, de Barassi (Genova)
LOMBARDIA: TERRAÇO ITÁLIA
Roberto Cerea – DA VITTORIO, de Brusaporto (Bergamo)
MARCHE: SUGHETTO
Barbara Settembri – LOCANDA DEI MATTERI, de Sant’Elpidio a Mare (Fermo)
MOLISE: SANTO COLOMBA
Lucio Testa – CONTRASTO, de Cercemaggiore (Campobasso)
PIEMONTE: TEMPERANI CUCINA
Antonio Furolo – HOSTARIA DEL VECCHIO MACELLO, de San Maurizio Canavese (Torino)
PUGLIA: SENSI
Alessandro Di Gennaro – QUINTESSENZA, de Trani (Barletta-Andria-Trani)
SARDEGNA: MEZZA LUNA
Roberto Serra – SU CARDULEU E TRATTORIA SARDA ARMIDDA, ambos de Abbasanta (Oristano)
SICILIA: TRE BICCHIERI
Pinuccia di Nardo – ANTICA FILANDA, de Capri Leone (Messina)
TOSCANA: RISTORANTINO
Pietro Cacciatori – ALBERGACCIO DI CASTELLINA, de Castellina in Chianti (Siena)
TRENTINO-ALTO ADIGE: ZENA
Paolo Betti – RIFUGIO MARANZA, de Passo del Cimirlo (Trento)
UMBRIA: CASA SANTO ANTÔNIO
Massimiliano Piccirillo – IL POLLASTRO, de Perugia
VALLE D'AOSTA: TRATTORIA
Christian Turra – BISTROT DE L’ARTISTE, de Valtournenche (Aosta)
VENETO: FOGLIA
Emanuela Marcon – OSTERIA DA FIORE, de Venezia
Mais informações em www.settimanacucinaitaliana.com