A Quadruppel 277 - Amburana, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), foi eleita a melhor cerveja da etapa Sul da 5ª Copa Cerveja Brasil, que aconteceu no sábado (13) e elegeu os melhores rótulos produzidos nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Representante do estilo belga, ela foi maturada em tonel de amburana, madeira típica do Brasil muito utilizada para o envelhecimento de cachaça, e recebeu a medalha de ouro Best of Show. O concurso foi realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), durante o Festival Cerveja Brasil, em Porto Alegre.
Além da medalha de ouro Best of Show, foram atribuídas as menções de medalha de prata Best of Show (segundo lugar entre as melhores cervejas do concurso), à Ein Schonner Therese, uma cerveja do estilo Oktoberfest ou Festbier, típico da escola alemã e originário da região da Baviera, produzido pela Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC); e a medalha de bronze Best of Show para outra cerveja do estilo belga, a Tendel Belgian Pale Ale, da cervejaria Tendel, de Joaçaba (SC).
Ao todo, foram distribuídas 97 medalhas: 36 de ouro, 32 de prata e 29 de bronze. A relação completa de medalhistas de todas as etapas da 5ª Copa Cerveja Brasil ficará disponível no Instagram da Abracerva (@abracervaoficial). Assim como ocorreu com as cervejas que conquistaram medalhas de ouro, de prata e de bronze nas respectivas categorias durante as etapas regionais (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Norte) as medalhistas da etapa Sul se classificaram para a final nacional da Copa Cerveja Brasil, que será realizada em outubro, em São Paulo.
Todas as cervejas medalhistas de ouro na etapa final serão automaticamente inscritas para a World Beer Cup 2026, um das mais prestigiadas competições do mundo, realizado pela Brewers Association, dos Estados Unidos, entidade da qual a Abracerva é parceria oficial no Brasil. Na etapa final também serão escolhidos os três melhores rótulos do Brasil, dentre as medalhistas de ouro nas categorias, considerados as melhores cervejas artesanais do país.
As avaliações da Copa Cerveja Brasil são realizadas às cegas por júris compostos por especialistas, sommeliers e mestres cervejeiros que consideram características de cada estilo de cerveja, como aparência (cor, espuma, limpidez), aroma, sabor, carbonatação, corpo, textura e a impressão geral da cerveja.